Destaques Geral Local Política Video

Wellington Dias é protagonista no documentário “A Corrida das Vacinas”, da Globo Play

Wellington Dias (PT), governador do Piauí, presidente do Consórcio Nordeste, que reúne os governadores dos nove Estados da região, e coordenador do Fórum de Governadores do Brasil, é um dos principais personagens do documentário “A Corrida das Vacinas”, produzido pela Rede Globo e exibido pela plataforma Globo Play. O documentário coloca em evidência a luta do governador piauiense na busca por imunizantes para proteger a população brasileira e piauiense do novo coronavírus e da pandemia da Covid-19.

De acordo com a BBC, o Brasil atingiu a marca de 200 mil mortes por covid-19 no dia 7 de janeiro de 2021. Os 300 mil óbitos foram registrados 77 dias depois, em 25 de março, um ano depois do registro da primeira morte no país pela doença. Para alcançar as 400 mil vítimas da infecção pelo coronavírus, o prazo foi cortado pela metade: bastaram 35 dias para que, no dia 29 de abril, o país fatalmente se aproximasse do número e ficasse à beira de se tornar o segundo lugar do mundo a quebrar essa barreira (após os Estados Unidos).

Na sexta-feira, 30 de abril, o Brasil contabilizou 14.665.962 casos e 404.287 óbitos, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa com informações das secretarias de Saúde. Também já são 45 dias com a média acima de 2 mil mortos por dia, segundo o portal G1.

Para Ana de Lemos, diretora-executiva da ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF) no Brasil, a pandemia no país é completamente diferente do que acontece no resto do mundo.

“A situação é extrema e, um ano depois que tudo começou, ainda não temos uma resposta nacional. As unidades de saúde são deixadas à própria sorte, sem protocolos de prevenção, equipamentos de proteção, oxigênio, insumos e remédios”, aponta.

Foi no centro desse cenário, que o governador Wellington Dias assumiu protagonismo nacional, ao enfrentar o negacionismo do próprio presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) e de segmentos do país em relação à pandemia. Como líder de governadores nordestinos e nacional, tem se transformado em voz respeitada diante dos organismos nacionais e internacionais. É presença constante em diálogos com o Congresso Nacional, Ministério da Saúde e Supremo Tribunal Federal (STF). O governador também é visto como mediador diante da polêmica no tocante à vacina Sputnik V, da Rússia.

O objetivo do governador piauiense e de outros gestores nacionais é um só: garantir mais vacinas, vacinação em massa da população e liberar o país para retomada da atividade econômica e social.

Confira a seguir, alguns vídeos do documentário e o programa completo:

Programa completo: A Corrida das Vacinas

Jogo do Poder