Destaques Geral Local Política

Wellington Dias: crianças poderão ser vacinadas 48 h após chegada de doses

Após os estados receberem, do Ministério da Saúde, as doses para crianças da vacina da Pfizer contra a covid-19, elas deverão ser encaminhadas para a maioria dos municípios em até 48 horas, que prontamente poderão começar a vacinação do grupo.

A afirmação é do governador do Piauí, Wellington Dias (PT). O líder estadual concedeu entrevista ao UOL News – Tarde, programa do Canal UOL. “Chegou vacina, em 48 horas a gente consegue fazer chegar”, disse.

As exceções são apenas municípios com acesso mais dificultado, como, por exemplo, alguns situados em áreas mais isoladas da Amazônia Legal, onde se faz necessário o uso de “transportes especiais”, como barcos, segundo ele.

Com otimismo, o governador do Piauí disse que a vacinação de crianças chega com potencial de ajudar o Brasil a bater a marca de 80% da população vacinada com ao menos uma dose contra a doença do novo coronavírus – atualmente, o índice está em 75,7%.

Além disso, segundo Wellington Dias, há também a questão de existirem crianças entre 5 e 11 anos que, com baixa imunidade, necessitam da vacina para se proteger da covid-19.

“Uma parte das pessoas tem uma natural baixa imunidade, e outras estão em tratamento de câncer e têm outras comorbidades”, afirmou, citando exemplos. “Se eu tenho alternativas, por que vou caminhar pelo risco?”, indagou.

Segundo o Ministério da Saúde, o primeiro lote da Pfizer com vacinas para crianças, com 3,7 milhões de doses, deverá chegar em Campinas (SP) na próxima quinta-feira (13), podendo ser repassado aos estados já no dia seguinte.

Veja a entrevista concedida no dia 6 de janeiro:

Fonte: UOL