Destaques Geral Local Política

Governador assinará convênio entre Consórcio Nordeste e MapBiomas nesta segunda (31)

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, participará de forma virtual, nesta segunda- feira (31), às 10h, do Lançamento do Plano de Ação Ambiental integrado e da assinatura do convênio entre o Consórcio Nordeste e o MapBiomas. Será um ato conjunto e reunirá os governadores dos nove estados nordestinos, secretários estaduais do Meio Ambiente e o Comitê Científico Nordeste.

O Plano de Ação Ambiental do Consórcio Nordeste está em acordo com as linhas internacionais da Organização das Nações Unidas (ONU) pela preservação da biodiversidade e restauração dos ecossistemas, tendo como objetivos a cooperação técnica; a instalação de observatórios para Zona Costeira e Marinha e para Caatinga; e a criação de um Fundo Ambiental do Nordeste, visando a estruturação de operações financeiras com base em ativos ambientais.

O Consórcio Nordeste já trabalha com 18 câmaras técnicas instaladas para impulsionar e desenvolver a região, entre elas a Câmara do Meio Ambiente, que tem como objetivo elaborar e encaminhar propostas de diretrizes e ações conjuntas para a conservação ambiental, a restauração dos processos ecológicos, o enfretamento do desafio climático e a promoção do desenvolvimento sustentável.

O Plano também visa um pacto pela restauração dos ecossistemas com a adoção de um Plano Regional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo na costa, bem como ações articuladas de combate ao lixo no mar, dentre outros. A parceria entre o MapBiomas e o Consórcio NE ainda será a base para a produção de dados e conhecimento estratégicos no controle, monitoramento, recuperação, planejamento e combate ao desmatamento ilegal.

O evento será exibido de forma on-line, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=S7wp5iwSuvc

Jogo do Poder