Destaques Geral Local Política

Vice-Governadoria e Seplan promovem capacitação voltada para organizações do terceiro setor

A Vice-governadoria e a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) disponibilizaram vídeo aulas com o objetivo de capacitar interessados em concorrer ao edital publicado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc). Serão destinados R$ 5 milhões para projetos, por meio do PRO Social, com recursos do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop), a fim de atender instituições do terceiro setor, ONGs, associações, fundações, nas áreas de direitos humanos, segurança alimentar, produção, cultura e esporte.

As instituições que atuam nessas áreas poderão apresentar projetos de até R$ 100 mil que serão analisados e, se aprovados, receberão o recurso para a execução do projeto.

O objetivo do Fecop é atender as organizações sociais sem fins lucrativos para que possam realizar o trabalho junto à população piauiense. A Seplan vai ajudar os interessados na execução dos projetos para que sejam enquadrados dentro dos parâmetros exigidos no edital.

Segundo o diretor da Seplan, Marcos Guilherme Oliveira Silva, a atividade é uma orientação, uma capacitação para as instituições do terceiro setor baseada no edital e que chama atenção para os pontos que podem eliminar uma proposta, seja por conta da linguagem teórica ou por dificuldade de compreensão dos conceitos apresentados no documento. “Nosso papel é mostrar para eles como podem concorrer ao edital, que financia projetos sociais. Nós estamos preparando vídeo aulas com o passo a passo da elaboração do projeto e, inclusive, com orientações legais para participação da chamada pública”, explicou.

O projeto é uma ação do PRO Social, coordenado pela vice-governadora Regina Sousa, no âmbito do programa PRO Piauí, com apoio do coordenador do PRO Piauí e secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles, do secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, José Santana, e da secretária de Estado do Planejamento, Rejane Tavares.

Todo o material ficará disponível para consulta na plataforma do Canal Educação no Youtube, nas redes sociais das secretarias envolvidas e no site da Seplan.
Acesse aqui o edital completo.
Acesse as vídeo aulas:

1. Elaboração

2. Capacitação

Acesse aqui o material de perguntas e respostas.

Jogo do Poder