Geral Municipios Política

Vice-governadora entrega títulos de terras a agricultores de assentamento em Barras

Depois de mais de 50 anos de luta, as 49 famílias que vivem há mais de cinco décadas no Assentamento Barro Preto, a 30km da sede do município de Barras, receberam a posse definitiva da terra na última sexta-feira (3). A entrega dos títulos foi feita pela vice-governadora Regina Sousa que visitou a comunidade para saber como vivem os assentados e falar sobre os projetos que o Governo do Estado disponibiliza para incentivar o pequeno agricultor.

Para Regina Sousa, não basta só entregar o título da terra, é preciso orientar os pequenos agricultores a como vender a produção, o que pode fazer para produzir mais. Ela os orientou a procurar ajuda na Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) que tem programas como Quitanda Virtual que auxilia na venda por meio da internet e aplicativo, além do programa Compra Direta no qual o governo adquire os produtos diretamente dos agricultores.

Regina Sousa destacou que o título de terras é uma vitória e muitos dos que lutaram já partiram, mas os descendentes ficaram e agora têm a posse definitiva da área para morar e cultivar. “É uma vitória, embora a maioria dos que lutaram não estão mais aqui para receber”, declarou.

O agricultor Luiz Alves da Silva, da Associação dos Pequenos Produtores de Barro Preto contou que há mais de 50 anos lutam pela terra que foi adquirida em 2002, pelo Governo do Estado, e agora entregue às 49 famílias. “É o dia mais feliz da minha vida e todas as 49 famílias. Meus dois filhos também receberam o título de terras. É a maior felicidade. Foi uma bênção e agora é ir atrás dos projetos para melhorar a vida das famílias”, garantiu.

Quem também ficou muito emocionada em receber a posse da terra foi a agricultora Maria José Fernandes. “Fico feliz e agradecida pela posse da terra. Agradecer aos que lutaram e não estão mais aqui para receber”, declarou. Ela lembrou que foi uma luta difícil e que alguns companheiros morreram lutando pela terra, mas agora os filhos e netos estão com o título da terra em mãos. “É muita emoção estar recebendo a posse da terra”, finalizou.

Jogo do Poder

Fonte: Redação CCom