Geral Municipios Política

Vice-governadora comemora Dia da Consciência Negra em quilombo de 200 anos

Criada há 201 anos, a comunidade quilombola Mimbó, em Amarante, a 164 km de Teresina , ainda mantém as tradições dos ancestrais. E na sexta-feira, dia 20, comemorou o Dia Nacional da Consciência Negra com atividades culturais. A vice-governadora Regina Sousa participou da comemoração junto com os 400 moradores que receberam uma sala de aula toda equipada e um espaço cultural com cozinha e banheiros.

Regina Sousa destacou que no Dia Nacional da Consciência Negra devemos discutir mais sobre o racismo e preconceito que crescem no Brasil. A vice-governadora citou que a comunidade Mimbó presta um grande serviço, ao manter sua cultura e preservar sua história. E comentou que ele deve ser um modelo de comunidade quilombola e os parlamentares devem se sensibilizar e ajudar a preservar a cultura negra no Brasil.

A vice-governadora sugeriu que a comunidade seja transformada em um ponto turístico, pois muitas pessoas não conhecem e não sabem o que é uma comunidade quilombola. Os dirigentes da Associação da Comunidade Mimbó gostaram da ideia da vice-governadora e agradeceram o apoio que ela dá à comunidade.

O secretário estadual de Educação Ellen Gera, participou das atividades e destacou a importância do trabalho na área da educação feito na comunidade, como os das professoras Idelzuita, 81 anos, que foi a primeira na comunidade, e de Marta Paixão, que é diretora da escola no Mimbó. “Elas são exemplos de desafios e de amor à educação.”

Marta Paixão, diretora da Unidade Escolar Municipal Pedro Rabelo da Paixão, agradeceu a sala de aula toda equipada com carteiras e quadro e os outros itens entregues pela Secretaria Estadual da Educação, que inclui ventiladores, máscaras, álcool gel e kits escolares. Na escola são 77 alunos do ensino infantil e fundamental.

As atividades que foram encerradas com a apresentação do Pagode do Mimbó. Participaram os deputados estaduais Fábio Novo e Francisco Costa, a vereadora Mylana Vilarinho, a vereadora eleita Cinara Queiroz, o presidente da Fundação de Esportes, Clemilton Queiroz, e representantes do Instituto de Desenvolvimento do Estado do Piauí-IDEPI que foi o órgão responsável pela construção do Espaço Cultural.

Redação