Destaques Geral Local Política

Vice-governadora anuncia licitação para realização de mamografia em municípios do interior

O anúncio foi feito durante comemoração da Semana do Servidor, na manhã desta quarta-feira (27) quando a vice-governadora Regina Sousa participou, junto com a secretária Janaina Marques, de ação da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) chamando a atenção para a importância do exame de mamografia no Outubro Rosa, como mês da prevenção do câncer de mama.

Durante dois dias (26 e 27) o caminhão da Central da Mama fará 70 mamografias em servidoras da Seinfra, Sead (Secretaria de Estado da Administração) e Setrans (secretaria de Estado de Transportes). Uma atitude muito importante tomada pela Seinfra, segundo Regina Sousa, “e que se multiplique por muitos outros órgãos, para cuidarmos também da saúde do servidor”.

A vice-governadora lembrou às mulheres e homens servidores do indispensável hábito do autoexame. “Se toquem, no sentido de dar atenção ao autocuidado e também no sentido de se apalpar. Às vezes fazemos esse autoexame com medo de encontrar alguma coisa, mas se tiver algo estranho tem que descobrir mesmo e logo, antes de agravar”, disse.

Esse momento de estar com a Central da Mama disponível para realização de mamografias de servidoras foi festejado pela secretária Janaína Marques. “Infelizmente no ano passado muitas mulheres ficaram sem ter como fazer seus exames de mama e os de rotina por conta da pandemia, isso fez aumentar muito os índices de câncer no nosso país, já que se detectado no início o câncer tem cura”, declarou.

Regina Sousa informou aos presentes durante a ação do Outubro Rosa que o Governo do Estado está com um processo de licitação para levar os veículos realizando mamografias nos municípios “porque sabemos da dificuldade das pessoas em vir até Teresina fazer quaquer exame. Já existte o tabu de que o exame dói, que é caro, que é difiícil. Mas, o caminhao da mamografia chegando até esses lugares no interior, as mulheres irão fazer e estou e estarei trabalhando para isso”, concluiu a vice-governadora.

Jogo do Poder

Fonte: Vice-Governadoria do Piauí