Geral Municipios

UBS do Pirajá realiza ação alusiva à Campanha Novembro Azul no Parque Ambiental de Caxias (MA)

Como estratégia para captar mais homens para a atividade de prevenção ao câncer de próstata, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pirajá realizou ações da Campanha Novembro Azul no Parque Ambiental. Durante a ação, além de orientações sobre prevenção, foram ofertados testes rápidos para HIV, sífilis e Hepatite B e C, além de vacinação contra a influenza, entre outros serviços.

O enfermeiro da Unidade Básica de Sáude (UBS) Pirajá, João Paulo, explicou a escolha do local para a realização da ação. “Trabalhar a demanda masculina é diferente de trabalhar a demanda feminina, as mulheres participam mais das atividades, um exemplo é o Outubro Rosa. Já no Novembro Azul a demanda é mais baixa, nós viemos aqui como uma estratégia nossa, já que a gente não consegue encontrar os homens na Unidade Básica de Saúde, nós saímos da unidade e viemos para um ambiente onde os pais vêm para se exercitar, trazer os filhos para brincar, assim conseguimos uma demanda maior para fazer a atividade de educação em saúde”, disse.

“Como é um ambiente que tem muita gente, principalmente neste período da tarde, é um local bastante propício para fazer exames porque geralmente os homens não costumam ir as Unidades Básicas de Saúde, então é uma oportunidade deles realizarem seus exames”, comentou James Dean, funcionário público, que participou da ação.

Eddie Erlison, estudante, também ressaltou a importância da ação para chamar a atenção do público. “Eu achei bastante interessante eles trazerem para um lugar muito frequentado. As pessoas vão passando e acabam se interessando em participar para cuidar da saúde, que as vezes falta o interesse de ir atrás disso. É importante que os homens procurem os serviços de saúde”, frisou.

O médico, Bruno Guilherme, destacou que o câncer de próstata pode ter sintomas semelhantes aos de outras doenças comuns, por isso é importante fazer os exames voltados para o diagnostico da doença. “Pode ter um comportamento semelhante a infecção urinária, o paciente vai ter dor ao urinar, vai ter uma redução do jato urinário, mas lembrando que a gente tem a grande prevalência da hiperplasia prostática benigna, que é uma doença benigna do homem e que com a idade isso vai ocorrer, e acaba tendo sintomas semelhantes ao câncer de próstata, por isso que é importante o rastreio para um diagnóstico precoce porque são sintomas semelhantes a doenças que afetam o trato genital masculino”, finalizou.

Jogo do Poder

Fonte: PMC