Geral Internacionais Política

Terremoto na Turquia: família é resgatada após 18 horas sob escombros

Mãe e três filhos foram resgatados na manhã de hoje após terem ficado soterrados por 18 horas na cidade de Izmir, na Turquia. O local foi atingido por um terremoto de 7 graus em uma escala que vai de 1 a 10.

O prédio em que a família estava desabou, mas eles se mantiveram em um bolsão de ar sob os escombros. Até o momento, 26 mortes foram confirmadas. Além da Turquia, algumas ilhas do litoral grego também foram atingidas pelo tremor.

“Estamos contentes de ouvir milagres acontecendo como resultado do trabalho diligente das equipes de resgate”, disse o prefeito de Izmir, Tunc Soyer à Fox TV.

Apenas na cidade de Izmir, 22 prédios desabaram.

O terremoto

A Turquia registrou um forte terremoto de magnitude 7 na escala Richter, que provocou o desabamento de vários prédios, informaram o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) e a imprensa local.

Sentido em Istambul e em Atenas, o epicentro ficava a cerca de 17 km da costa da província de Izmir, a uma profundidade de 16 km. O terremoto também foi sentido ao longo da costa do Mar Egeu da Turquia e na região noroeste de Mármara, informou a mídia. O ministro do Interior turco, Suleyman Soylu, disse no Twitter que seis prédios desabaram em dois distritos da Província. Ele disse, ainda, que não houve relatos de vítimas de seis outras Províncias onde o terremoto foi sentido, mas afirmou que havia pequenas rachaduras em alguns edifícios.

“Foi um terremoto muito grande, é difícil ter um maior”, disse Eftyhmios Lekkas, chefe da organização grega para o planejamento antissísmico, à TV grega Skai.

A Grécia se encontra situada sobre importantes falhas geológicas e os terremotos são frequentes, sobretudo, no mar, e não costuma provocar mortos. De acordo com relato da AFP, aconteceu um mini-tsunami e foram registrados danos materiais na ilha de Samos. (Com agências internacionais).

Redação