Destaques Geral Local Política

Teresina terá mais de meio bilhão de reais para investimento em obras de desenvolvimento

A Prefeitura de Teresina deverá receber aporte de recursos da ordem de meio bilhão de reais para execução de obras de desenvolvimento urbano. Representantes das secretarias de Planejamento, Finanças, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Habitação, além das Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas, as SAADs, participaram de reunião com equipe gerencial da Caixa Econômica Federal nesta quarta-feira, 17, sobre as obras de desenvolvimento planejadas para o município.

De acordo com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), com recursos já garantidos pela Caixa, as obras beneficiam todos os setores da administração pública municipal, desde o desenvolvimento sustentável do meio ambiente com criação de novas áreas verdes e revitalização de todas as estruturas ao longo dos rios, até construção de novos mercados, novas áreas de lazer e diversas outras ações e projetos que beneficiarão diretamente a cidade, como habitação, saneamento básico, transporte e mobilidade urbana, por exemplo.


Prefeito visitando algumas obras em andamento

Para a secretário municipal do Meio Ambiente, Elisabeth Sá, é muito importante esse momento junto ao banco para alinharmos as ações e otimização das estratégias para dar certo. “A ordem é desburocratizar, isso é uma decisão do nosso prefeito para que as obras saiam do papel e com esses recursos já garantidos vamos conseguir dar uma nova cara a Teresina”, explicou a secretária Elisabeth Sá.

Para o secretário João Henrique Sousa, enquanto planejamento do município, a preocupação é de acompanhar os recursos disponíveis para obras. “Inicialmente, já nos reunimos com todas as SAADs e demais secretarias para organizarmos esses recursos e avaliar os prazos. A Caixa e a Prefeitura têm uma parceria fantástica que proporciona desenvolvimento para Teresina e vamos continuar na gestão do prefeito Dr. Pessoa”, garantiu o secretário.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Edmilson Ferreira, também participou do encontro e falou dos esforços que estão sendo feitos pela atual gestão para agilizar as obras que já têm recurso em conta e que faltam apenas completar os trâmites do desembolso para prosseguir com a execução. “Hoje estreitamos os laços com a Caixa Econômica para, juntos, conseguirmos a liberação desses recursos mais rapidamente. O Banco está se colocando à disposição para ajudar as secretarias e superintendências no que for possível”, declarou.

CAIXA vai disponibilizar treinamento para equipe técnica da Prefeitura de Teresina

Para dar celeridade a tramitação dos processos, a Caixa vai disponibilizar, já em um segundo momento, técnicos para fazer treinamento junto às secretarias para agilizar e otimizar as ações.

“Esse encontro foi fundamental para fazermos um nivelamento com a nova equipe da Prefeitura de Teresina. É preciso que todos tenham conhecimento dos contratos que já temos firmados e do que podemos fazer para avançarmos quanto as obras. Pensamos em mostrar a disponibilidade da Caixa em apoiar o município de Teresina para que sejam concretizados todos esses investimentos, sejam com recursos da União ou através de financiamentos. Isso vai garantir que nenhum dinheiro volte e nem obras sejam paralisadas”, afirmou Raul Gomes, superintendente de Governo da Caixa no Piauí.

Redação