Geral Local

Semec apresenta Projeto Ler Brincando e consolida parcerias

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) vem construindo o Projeto Ler Brincando, que promete fortalecer as habilidades de leitura dos alunos da Rede Municipal por meio de atividades divertidas. A partir de uma parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan) e a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), alcançará também crianças de 2 e 3 anos de idade atendidas pelo serviço Florescer.

Nesta segunda-feira (2), representantes das três secretarias tiveram mais um encontro para a apresentação do projeto, que está pronto. A partir da parceria, será possível atender integralmente filhos de mães em situação de vulnerabilidade, oferecendo, em três Centros Municipais de Educação Infantil, atividades educativas no contraturno de atendimento ao Florescer. O diálogo da parceria é no sentido de alinhar as estratégias para que uma seja complementar à outra.

“Temos conversado para a construção desse projeto, que tem como foco o desenvolvimento integral das crianças, estimulando a atenção, o pensamento, a fala e a interpretação, tudo por meio da leitura e da brincadeira. Agora estamos nos encaminhamentos necessários para que comece a funcionar em 2023”, explica Gilsânia Noleto, gerente de Educação Infantil da Semec.

A equipe do Florescer destacou como será positivo para toda a família participar de novas atividades, gerando frutos de sociabilização, desenvolvimento criativo e mais suporte para os pequenos. A secretária executiva da Semplan, Kárita Allen, acredita que esse será um projeto de destaque nacional. “Está no plano de governo do prefeito Dr. Pessoa e certamente será exemplo para outras cidades, já que pensamos em todo uma intencionalidade das ações”, disse Kárita.

O Projeto Ler Brincando também atende a outro planejamento da Capital. Está na Meta 1 do Plano Municipal de Educação, que trata sobre o atendimento de crianças de 0 a 3 anos na Rede Municipal. Durante as atividades, a turminha deve usar os materiais Contação de Histórias e Coleção Palavra Cantada, além dos clássicos infantis.

Fonte: Semec

Related Posts