DestaquesGeralLocalPolítica

Semcaspi realiza programação especial contra abuso e violência sexual infantil

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio da Gerência de Proteção Social Especial (GPSE), vai promover ações durante o mês de maio para o combate e conscientização do abuso e violência sexual infantil. A primeira ação acontecerá nesta quinta-feira (05), às 18h30, e será uma live em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) para debater a temática.

As ações serão realizadas pelo Comitê Piauiense de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e contam com parcerias de iniciativas não governamentais, órgãos municipais e estaduais, tendo ainda a coordenação do Ministério Público (MP).

De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, as unidades de Conselhos Tutelares estão sendo reestruturadas e a novidade é que ainda este ano Teresina ganhará mais dois conselhos tutelares.

“É preocupação nossa enquanto poder público zelar pelas nossas crianças e adolescentes. O prefeito Dr. Pessoa é sensível às causas sociais e tem nos dado total atenção para promover melhorias. Com a criação dos dois conselhos tutelares na capital, na zona Leste e Sul, iremos desafogar as demais unidades e atender melhor o público que procura por estes serviços”, ressaltou.

Segundo Franciana Beleense, Coordenadora das Ações Estratégicas do Enfretamento do Trabalho Infantil (AEPETI), é dever de toda sociedade proteger as crianças e adolescentes e a programação que será realizada tem como objetivo chamar atenção para a temática.

“O abuso é a porta de entrada para a exploração! O abuso sexual não tem raça, não tem cor e pode acontecer em qualquer lugar, com qualquer pessoa, mas por ser criança nos importa muito proteger essa infância. A sexualidade precisa ser respeitada, a educação sexual trabalhada em casa, nos espaços escolares e em outros espaços coletivos é muito importante, para que a criança saiba se proteger de um abuso sexual”, pontuou.

TERESINA EM DADOS

Em alusão ao 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Violência Sexual, a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio da Gerência de Direitos Humanos (GDH), informa que em 2021 os Conselhos Tutelares contabilizaram 185 casos de abuso sexual e 22 de exploração sexual de crianças e adolescentes.

Os dados do primeiro trimestre de 2022 apontam um número considerável de casos registrados pelos Conselhos Tutelares de abuso sexual, chegando a 45; em contrapartida, nenhum caso notificado de exploração sexual de crianças e adolescentes.

PROGRAMAÇÃO

05/05/2022 – live pelo Youtube.com/ufpitv com a UFPI sobre a temática às 8h;

18/05/2022 – o Dia D no Passeio da Frei Serafim, das 7h às 11h com apresentações artísticas e falas referente ao assunto;

22/05/2022 – pedal, concentração na Ponte Estaiada das 16h às19h.

Fonte: Semcaspi

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo