Geral Local Política

Semcaspi promove Ação Social e de Cidadania para população de terreiro na zona Sul

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) está realizando, nesta sexta-feira, (03), de 8h às 17h, no Centro de Convivência Cidadania, localizado na Vila São Francisco Sul, a Ação Social e de Cidadania para População de Terreiros. As famílias atendidas são referenciadas pelo CRAS SUL I.

A Ação Social e de Cidadania oferece serviços, como: serviços do CRAS, como cadastro e atualização do CadÚnico; apresentações artísticas e culturais; orientações jurídicas; serviços de saúde; emissão de RG, 1ª e 2ª via); distribuição de mudas e atendimentos de beleza.

De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, a proposta é valorizar a população de terreiro com a oferta de serviços que, muitas vezes, requer agendamentos.

“O Dr. Pessoa tem um olhar muito sensível às causas sociais, à população esquecida, à população marginalizada. O povo de terreiro, infelizmente, ainda sofre muito preconceito e é intenção da gestão se aproximar das pessoas, se aproximar de todos os povos excluídos e marginalizados, dando acesso aos nossos serviços, em especial, os da Semcaspi”, destacou.

Para Shênia Sousa, gerente do Cras Sul I, a ação tem o objetivo de dar acesso aos serviços da política de assistência social para a comunidade de terreiros.

“Nós chegamos a visitar 12 terreiros pertencentes a base territorial do Cras Sul I. Cada terreiro é composto por média de 20 a 30 famílias, que frequentam a casa. Os serviços oferecidos serão os que já são ofertados diariamente no CRAS: CadÚnico, atualização de Passe Livre, emissão de 2ª via da Certidão de Nascimento e Casamento. Além de serviços dos parceiros”, ressaltou.

Bruno Santos, representante do terreiro Cabana Nego Gerson, comenta que foi feita uma pesquisa com as famílias para saber quais serviços elas mais necessitam para serem ofertados na ação.

“Para nós de terreiro, esse evento, essa situação toda, ocorrendo dentro da nossa comunidade é de suma importância, para ampliar essa ideia positiva sobre as religiões de matrizes africana e desmistificar culturalmente a ideia de terreiro que existe no Brasil e no mundo. Esse tipo de evento é muito ímpar na nossa vida espiritual e na trajetória dos povos de terreiro, não apenas com inclusão e desmistificação, mas como um auxílio para que a gente se sinta visto e não mais importante, nem menos importante”, pontuou.

Fonte: Semcaspi

Related Posts