Destaques Geral Local Política

SEMAR lança programação da Semana do Meio Ambiente 2021

A prestação de serviços na área ambiental exige atualizações constantes. Pensando nisso, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) lança a programação da Semana do Meio Ambiente 2021 e apresenta as principais inovações que vem ocorrendo no órgão.

A partir do dia 8 de junho, o Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA) estará no ar e todo o licenciamento ambiental do Piauí será feito de forma on-line, garantindo mais agilidade no andamento do processo e mais eficiência ambiental não só nos processos de licenciamento, mas, também, na gestão de recursos hídricos, manejo de fauna e flora e demais serviços ambientais da competência do órgão estadual.

“Estamos trabalhando fortemente em busca do desenvolvimento sustentável e da eficiência ambiental. Na edição 2021 da Semana de Meio Ambiente vamos aproveitar para ampliar apresentação do Programa de Modernização da Semar para que mais gente – consultores, empreendedores, gestores ambientais – enfim, para todo nosso público interno e externo, deixando todos por dentro das mudanças envolvendo a integração dos fluxos dos procedimentos da Semar”, explica a Secretária de Meio Ambiente, Sádia Castro.

A Semana do Meio Ambiente será realizada do dia 31 a 4 de junho e terá o tema “Inovações para a Eficiência Ambiental”.

A abertura será na segunda-feira, 31 de maio, às 11h, com Sádia Castro explicando sobre o “Licenciamento online: Fator de crescimento econômico e eficiência ambiental”.

Ainda na segunda-feira, os Auditores Fiscais Ambientais Felipe Gomes e Catharina Teixeira vão tratar sobre o licenciamento ambiental e apresentar o SIGA. Em seguida, os auditores André Nogueira e Daniel Marçal vão mostrar como será o processo de solicitação de outorga do uso da água através do sistema.

Confira toda a programação a seguir:

31 DE MAIO

11h: Licenciamento online: Fator de crescimento econômico e eficiência ambiental – com a Secretária de Meio Ambiente, Sádia Castro.

11h15: Licenciamento Ambiental Estadual – com os Auditores Fiscais Ambientais Felipe Gomes e Catharina Teixeira.

12h30: Outorga De Uso De Água – Com os Auditores Fiscais Ambientais André Nogueira e Daniel Marçal.

1º DE JUNHO

10h: Autorizações Florestais – Auditores Fiscais Ambientais Josias Lucena e Francisco Mascarenhas.

2 DE JUNHO

10h: Siga: Aspectos gerais, conhecendo a central do empreendedor, resolvendo pendências, roteiro de orientações – Com a Auditora Fiscal Ambiental, Grattyelle Teles e o Consultor do CGEO, Ayron Felipe.

3 DE JUNHO

10h: Outorga do Uso De Água – Orientação, Protocolo e Acompanhamento do Pedido no Siga – Com os Auditores Fiscais Ambientais André Nogueira e Daniel Marçal.

11h: Licenciamento Ambiental – Orientação, Protocolo e Acompanhamento do Pedido no Siga para Atividades Agrossilvipastoris – Com os Auditores Fiscais Ambientais Josias Lucena, Waneska Vasconcelos e Larissa Carvalho.

4 DE JUNHO

10h: Licenciamento Ambiental: Orientação, protocolo e acompanhamento do Pedido no Siga para Atividades de mineração, indústria, serviços e infraestrutura – Com Os Auditores Fiscais Ambientais Aline Araújo, Catharina Teixeira e Felipe Gomes.

Jogo do Poder