Destaques Geral Local Política

SEMAM apresenta as principais ações dos 100 dias de gestão do prefeito Dr. Pessoa na área ambiental

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM) apresentou as ações que desenvolveu durante os 100 primeiros dias de gestão do prefeito Dr. Pessoa (MDB). Entre os destaques estão as ações de educação ambiental, com a distribuição de mais de 100 mil mudas de plantas nas escolas e à comunidade, além do plantio de árvores nativas para recuperação de mata ciliar em vários pontos as margens dos rios Poti e Parnaíba.

Reforma da sede e criação de mais um viveiro de mudas no Parque da Cidade

Através de emenda parlamentar do deputado estadual Henrique Pires será possível também a criação e implementação de mais um viveiro de mudas, agora serão quatro, ao todo, atendendo toda a cidade. Dessa vez dentro do projeto de revitalização do Parque da Cidade e reforma da sede da SEMAM em parceria com o Banco Mundial.

Observatório do Clima vai monitorar mudanças climáticas para minimizar riscos

A criação do Observatório de Mudanças Climáticas de Teresina é também uma importante ação que visa realizar através de monitoramento e análise do clima, estudos de prevenção e mitigação de riscos para o município, além de educação ambiental com escolas e universidades.

A desburocratização dos sistemas de licenciamento e as ações de proteção, preservação do Meio Ambiente e ampliação de áreas verdes em Teresina também ganharam destaque no fortalecimento da gestão ambiental em Teresina. Através da parceria com a CODEVASF serão criados três novos parques ambientais na capital e elaborado o Plano Diretor de Arborização que vai nortear todas as ações de plantio e conservação.

Lançamento do selo ecológico “IPTU Verde” vai nortear estratégias de energia renovável

O lançamento do selo ecológico “IPTU Verde” também foi uma medida importante para implementar as estratégias de energia renovável e tecnologias sustentáveis. O Plano de Governo estabelece que as residências e edificações que investirem em tecnologias e modelos sustentáveis em seus projetos de construção ou reforma, serão certificadas e obterão descontos progressivos no imposto, de 5% a 20%.

Guarda Ambiental será criada com 100 agentes

Uma outra ação bastante esperada pela população de Teresina, e que agora sairá do papel, é a formação do efetivo da Guarda Ambiental do município. Os 100 primeiros agentes da Guarda Municipal já participaram do curso de capacitação promovido pelo Núcleo de Educação Ambiental da SEMAM.

SEMAM e Equatorial Piauí lançam campanha educativa

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente apresentou ainda os projetos que estão sendo desenvolvidos em parceria com a Equatorial Piaui. Primeiro destaque para campanha educativa de preservação e conservação das árvores e da rede elétrica. A campanha “Plante cuidado e colha segurança. Cuidar das árvores é compromisso de todos”, é uma ação da Prefeitura de Teresina através da SEMAM em parceria com a Equatorial Piauí e será lançada ainda este mês.

“O que queremos é engajar toda a população para o olhar mais cuidadoso com o verde em Teresina, o que envolve ações desde o plantio adequado à manutenção para que as árvores não cresçam desproporcionalmente e possam chegar a cair, ocasionando acidentes” explicou a secretária Elisabeth Sá.

Projeto de Mobilidade sustentável vai disponibilizar bicicletas elétricas nos parques

Outro projeto bastante aguardado será o de mobilidade sustentável que vai levar bicicletas elétricas para dentro dos parques ambientais. O objetivo é servir a população como alternativa de locomoção e lazer, na forma de compartilhamento via app. O Parque da Cidadania será o local que vai receber o projeto modelo que depois será ampliado para outras áreas verdes e de preservação ambiental de Teresina.

Vida Rios vai revitalizar cais do Rio Parnaíba

A SEMAM, em parceria com a SEMDUH e a SEMPLAN, apresentaram ainda o Projeto Vida Rios, que vai valorizar os rios de Teresina e reinventar a relação do Poti e do Parnaíba com a população local. O projeto inclui a revitalização de todo o Cais do Parnaíba e a recuperação da mata ciliar, além da requalificação de ruas próximas. Ações como a construção de restaurantes flutuantes e pedalinhos também estão sendo pensadas para atrair os teresinenses.

O projeto será implantado em etapas e contemplará o Programa Ação Centro para englobar o tradicional cais do Rio Parnaíba e a origem da cidade. O Cais do Parnaíba será construído em dois trechos e vai da Ponte Metálica até a Praça Da Costa e Silva.

“O nosso principal objetivo é devolver vida ao Centro, aproximar a população dos rios, mas também realizar feiras na Praça Da Costa e Silva, exposições, enfim, trazer atrativos para que as pessoas redescubram o Centro”, disse a secretária Elisabeth Sá. (PMT)

Redação Jogo do Poder