Geral Municipios Política

Secretário Flávio Nogueira Júnior reforça adesão ao “Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro”

O secretário de Estado do Turismo, Flávio Nogueira Júnior, reforça, junto aos empresários piauienses do setor, a importância da adesão destes ao “Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro“, emitido gratuitamente pelo Ministério do Turismo (MTur). Até o momento, dos 221 selos emitidos no Piauí, as cidades de Teresina, Cajueiro da Praia e Parnaíba foram os municípios que mais garantiram a certificação. Destes, o destaque para os meios de hospedagens (58), agências de turismo (56) e transportadoras turísticas (42).

Segundo o gestor, é importante que o empresário mostre ao seu cliente que seu estabelecimento segue os protocolos de biossegurança contra a Covid-19 ofertando, assim, mais segurança e conforto aos viajantes. “Entendemos que neste momento, mais uma vez, a situação voltou a ser difícil, mas devemos estar preparados para essa retomada segura. Os turistas precisam sentir esse retorno dos estabelecimentos e o Selo traz a segurança de que aquele local condiz com as exigências para um funcionamento seguro. É uma parceria, uma preocupação, uma troca entre o empresário e seu cliente”, frisa Flávio Nogueira Júnior, acrescentando que os servidores da Setur estão disponíveis para tirar as dúvidas relacionadas ao Selo e ao Cadastro de prestadores de serviços turísticos (Cadastur).

Ao todo, o Brasil já ultrapassou a marca de 27 mil selos emitidos por 15 tipos de atividades turísticas, como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições e guias de turismo.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, também reforçou a importância da obtenção deste selo para uma retomada segura do turismo em todo o Brasil. “Fomos pioneiros nesta certificação e agora temos que fazer valer todo esse reconhecimento e trabalho que desenvolvemos. Estamos juntos nessa!”, conclui.

Para solicitar o selo, o estabelecimento precisa apresentar situação regular no Cadastur. Após se regularizar, é preciso acessar o site do Selo Turismo Responsável, ler as orientações e declarar atender aos pré-requisitos determinados. Após esses passos, o interessado é encaminhado para uma área do site onde pode fazer o download do selo para impressão.

Para utilizar o selo em local físico, o empreendedor deve colocá-lo em local de fácil visualização do cliente. O estabelecimento pode oferecer um QR Code para que os turistas verifiquem quais são as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional.

Jogo do Poder