Destaques Geral Local Política

Secretaria da Mulher realiza evento em alusão ao Outubro Rosa em praça no Centro de Teresina

A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) realizou nesta sexta-feira (22) o evento “Bem Me Quero” – amor e carinho por você e pela vida. O evento foi realizado na praça Rio Branco, no Centro de Teresina. Durante a atividade aconteceram orientações sobre autoexame, informações sobre o câncer de mama e o exame da mamografia.

De acordo com a Secretária Karla Berger, a ação teve como objetivo fazer uma busca de mulheres para alertar sobre o câncer que mais atinge as mulheres em todo o mundo. “Uma linda manhã com atividades para nossas mulheres teresinenses promovida pela SMPM”, avalia a secretária. “Uma forma de acolhermos mais mulheres e mostrar a necessidade do autocuidado com a saúde durante um mês que simboliza um ato tão importante em nome da vida”, pontua.

É o caso de Zilma Paiva, que estava fazendo compras no Centro da cidade e encontrou o evento. Ela tem 57 anos, mora na zona Leste da capital, e frisou que se sentiu muito acolhida com os atendimentos que estavam sendo disponibilizados.

“Um evento maravilhoso e que serve para que mulheres assim como eu possam ter o cuidado de procurar os canais de saúde para prevenir o câncer e outras doenças”, destacou. Zilda, que estava fazendo aniversário nesta sexta-feira. Ela ressalta que o evento foi um presente para ela.

Além disso, foram oferecidos serviços de testagem para sífilis, Hepatite B e C, como também informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e distribuição de camisinhas, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS). Como também a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman), que realizou a distribuição de sementes frutíferas e divulgou orientações de educação ambiental.

Apesar do evento ser voltado para mulheres, houve uma grande adesão de homens na busca por testagens e procura por preservativos. Como Raimundo Andrade Rocha, de 48 anos, que realizou seus exames e parabenizou a iniciativa.

“Achei o evento excelente e muito importante”, avalia Raimundo. “É algo importante para mulheres, mas também para a gente que é homem, que também precisa se cuidar por nós e por elas”, destaca.

 

Jogo do Poder

Fonte: Semcom