Destaques Geral Local Política

Saneamento na porta de casa: sinônimo de cidadania para os teresinenses

Com a proposta de executar três mil metros de rede de água e três mil metros de rede de esgoto no Recanto dos Pássaros, zona Sudeste, a Águas de Teresina vai proporcionar a melhoria das condições sanitárias de 300 famílias da região. Até o momento, já foram implantados 1.500 metros de rede de água e 250 metros de esgoto. Dessa forma, os imóveis que ainda não contavam com ligações padronizadas passarão a receber regularmente água tratada e de qualidade. Uma conquista que é resultado de investimentos que visam aprimorar cada vez mais o sistema de abastecimento na capital.

“A Águas de Teresina acompanha o crescimento populacional da cidade, desenvolvendo ações como o projeto Água Legal, que contribui continuamente para o acesso de todos à água tratada e com regularidade nas torneiras. São melhorias no sistema de abastecimento das localidades mais distantes do Centro da capital com o propósito de dar dignidade, gerar saúde e proporcionar qualidade de vida para muitas famílias em situação de vulnerabilidade”, detalha o presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado.

Para o agente de saúde Francisco Fernandes, que atua profissionalmente e mora no Recanto dos Pássaros, a regularização do abastecimento de água é uma transformação no que se refere à saúde da comunidade, diminuindo significativamente os casos de doenças, como infecção intestinal. “Antes nossas crianças adoeciam bastante, tínhamos muitos casos de diarreia e outras infecções, resultantes do consumo de uma água que não era tratada. Hoje, esse cenário mudou depois que a Águas de Teresina iniciou a implantação do seu projeto de abastecimento”, destaca.

Projeto especial às famílias carentes

A atenção à população em estado de vulnerabilidade de áreas recém-regularizadas na cidade é uma das marcas do trabalho do projeto Água Legal. Somente nos três primeiros meses do ano, foram executados mais de seis mil metros de rede de abastecimento de água, levando mais saúde e dignidade às famílias carentes de Teresina. Até o momento, mais de 1.900 moradores dos residenciais Recanto dos Pássaros, Betinho e Vila Madre Teresa já possuem acesso à água tratada e com regularidade em suas torneiras.

Fonte: Águas de Teresina

Related Posts