Geral Municipios Política

SAF libera recursos do Progere II no município de Coivaras

A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, assinou a liberação de R$ 295.461,20 em recursos para implementar a criação de ovinos e caprinos e a construção de centros de manejo, que vão beneficiar 27 famílias no município de Coivaras, nessa quarta-feira (8). O investimento é resultado do Programa de Geração de Emprego e Renda no Meio Rural (Progere II), por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial (Bird).

Segundo Patrícia Vasconcelos, esse é um programa que tem como objetivo aumentar a geração de emprego e renda, além de fortalecer a produção da agricultura familiar. “Estamos realizando, hoje, mais uma liberação de recursos do Progere II. Dessa vez, para a associação do Assentamento Nossa Conquista. Esse é um dia de comemoração, pois estamos beneficiando 27 famílias que por meio do programa, vão poder aumentar sua produção e mudar de vida”, destacou a gestora.

O investimento vai gerar mais renda para as famílias e permitirá ainda o fomento à mandiocultura e à implantação da palma forrageira, que auxiliam na alimentação de ovinos e caprinos. O projeto conta com a assistência técnica da Emplanta.

Francisco Antônio Gomes, presidente da associação, falou da alegria em ser beneficiado pelo programa “eu agradeço muito, pois será mais uma renda  para as famílias do nosso assentamento. Espero que cada morador cuide bem de seus recursos, para que possamos conseguir novos projetos como esse”.

Na ocasião, também foi celebrado um termo de convênio entre a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e a Prefeitura Municipal de Coivaras para a construção de um mercado do produtor para o município. A obra deve beneficiar os produtores e produtoras da agricultura familiar do município e região, além de proporcionar a comercialização num espaço adequado e confortável para os consumidores. O valor total do convênio é da ordem de R$ 231.898,46, com recursos do Tesouro Estadual.

As ações foram celebradas durante a programação do secretário de Estado da Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, que representou o governador Wellington Dias. A comitiva do PRO Piauí acompanhou o andamento de serviços, inaugurou obras e autorizou novos investimentos para Coivaras, Alto Longá e Novo Santo Antônio.

Nas atividades desta quarta-feira, a secretária esteve acompanhada da diretora do Progere II, Janaína Mendes e do diretor de Inclusão Produtiva, Antônio José Pereira Ferreira.

Jogo do Poder

Fonte: SAF