SAF assina novo contrato do Programa de Alimentação Saudável (PAS)
A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, assinou mais um contrato do Programa de Alimentação Saudável (PAS) na manhã da última segunda-feira (12). Desta vez, foi beneficiada a Colônia Sindical de Pescadores do município de Capitão de Campos. A compra foi no valor de R$ 40 mil.
Na ocasião, foi assinada ainda uma ordem de fornecimento de equipamentos mobiliários para 51 secretarias municipais por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o termo de adesão ao programa Seguro Garantia Safra para 2021/2022, que deve beneficiar cerca de 80 mil famílias piauienses.
“É mais uma semana que se inicia com muito trabalho aqui na SAF. São ações importantes que fortalecem a agricultura familiar do Piauí. Vale ressaltar que o nosso Estado é uma referência mundial em políticas públicas para a agricultura familiar, uma vez que o governador Wellington Dias representou o país numa mesa temática virtual internacional da ONU, por meio do Fida, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, na última sexta-feira (9). É um reconhecimento que nos motiva a seguir trabalhando ainda mais”, destaca a secretária Patrícia Vasconcelos.
A prefeita de São João do Arraial, Vilma Lima, participou da solenidade e representou as prefeituras municipais que serão contempladas com cadeiras e armários que vão ampliar a modernização das centrais de recebimentos de produtos da agricultura familiar.
Registrou-se também a presença da vereadora Valneide Lopes que também preside a Colônia Sindical de Pescadores do município de Capitão de Campos, entidade beneficiada com o contrato assinado no valor de R$ 40 mil através do Programa de Alimentação Saudável.
Garantia-Safra
O Garantia-Safra, criado pela Lei nº 10.420, de 10 de abril de 2002, é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.
Programa de Alimentação Saudável
É um programa de enfrentamento aos efeitos da pandemia, que atua dentro do PRO Piauí/PRO Social e tem como objetivo adquirir os alimentos agroecológicos dos agricultores e agricultoras familiares e doar para entidades que desenvolvem ações para as famílias em vulnerabilidade social.
O Programa de Alimentação Saudável (PAS) é realizado em parceria com a Seplan e o Emater. Em breve, será lançado novo edital do programa que contemplará todos os territórios do Estado.
Fonte: Ascom SAF