Geral Municipios Política

SAAE Caxias comemora 60 anos de existência com inauguração de Sistema de Abastecimento de Água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Caxias (MA) completa 60 anos de existência. Para celebrar a data, foi realizada uma solenidade na manhã deste sábado (11), na sede administrativa, com a presença dos colaboradores, autoridades municipais e convidados.

O diretor do SAAE Caxias, Arnaldo Arruda, destacou que a valorização profissional é a base para os resultados positivos, refletindo no bom atendimento ao público. “Os nossos colaboradores são os responsáveis pelos resultados, por isso valorizamos, investimos, melhoramos as condições de trabalho e capacitamos. A nossa razão de existir é atender bem a população, levando um serviço essencial, que é a água potável e o esgotamento sanitário”, destacou Arruda.

Somente na gestão do prefeito Fábio Gentil, a Prefeitura de Caxias, até agora já levou água potável a milhares de famílias, na zona urbana e rural. A equipe instalou 6.262 novas ligações, de 2017 a novembro deste ano e estendeu em mais de 70 km a rede de abastecimento de água da cidade.

“Hoje o SAAE é autossuficiente, pois realiza todas as atividades que a população precisa. São vários investimentos durante os cinco anos da nossa administração, entre eles a implantação de poços artesianos e de sistemas de abastecimento simplificados. Colocar água de qualidade dentro da casa dos caxienses também é o nosso compromisso!”, destacou Fábio Gentil, Prefeito de Caxias.

Ao longo dos últimos 5 anos, o SAAE Caxias, passou por uma grande mudança, realizando um atendimento humanizado e eficiente aos seus usuários, onde toda a equipe da Central de Atendimento da autarquia foi ampliada e capacitada. Durante a pandemia da covid-19, foi reforçado o atendimento virtual à população pelos canais de comunicação e redes sociais. Atualmente, chega nos 60 anos de fundação, tornando-se referência para várias cidades do Norte e Nordeste do país.

“Nós temos visto o compromisso do SAAE com a cidade de Caxias, uma água bem tratada, sinônimo de qualidade de vida para população tanto da zona urbana, quanto da zona rural”, avaliou Amanda Gentil, secretária Municipal de Governo.

A autarquia celebrou os 60 anos inaugurando o mais novo sistema simplificado de abastecimento de água, no povoado São Miguel, 1° Distrito de Caxias (MA), próximo ao povoado Caxirimbú. Os moradores receberam a equipe com o sorriso estampado no rosto e felizes pela nova realidade.

“A nossa vida era difícil, carregava quase 200 litros de água por dia, agora temos água dentro de casa, na torneira”, disse José do Nascimento, morador.

“Graças a Deus a água já está jorrando do poço, e eu fiz questão de ficar aqui pra me molhar, sem vergonha nenhuma. Estamos reunidos com o coração cheio de felicidade”, ressaltou José Augusto, aposentado.

Ações do SAAE

Para garantir a eficiência do Sistema de Abastecimento de Água em Caxias (MA), a equipe realiza, diariamente, ações de combate ao desperdício de água. Desde 2017 a novembro deste ano, mais de 13.000 vazamentos foram retirados dos sistemas de abastecimento da cidade e para levar água potável para as famílias da zona rural de Caxias, já foram instalados 30 sistemas simplificados nos três distritos da cidade, e mais 13 estão em andamento.

Um pouco da história

Fundado em 07 de dezembro de 1961, por meio de convênio entre a Prefeitura Municipal de Caxias (MA) e a Fundação Nacional de Saúde, o SAAE tem a missão de promover a qualidade de vida para a população caxiense, por meio dos serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, desde a manutenção, extensão e intervenção na rede de abastecimento, até a instalação de novos sistemas, tanto na zona urbana e rural da Princesa do Sertão.

 

Fonte: PMC