Geral Municipios Política

Retomada das aulas presenciais é marcada por acolhimento de estudantes em Caxias (MA)

A rede municipal de educação está retomando as atividades escolares presenciais, e neste primeiro momento as ações são de acolhimento. Na Escola Arlindo Fernandes, os alunos que estudam no 9º ano foram acolhidos nessa quarta-feira (6) com uma reunião junto à comunidade escolar, onde receberam orientações sobre os protocolos que estão sendo adotados, a fim de que as aulas sejam realizadas com o máximo de normalidade possível.

“O retorno é gradual, acontecendo de forma presencial e remota. De início estamos retornando com as turmas de 9º anos e EJAI, e depois com as turmas de 8º, 7º, 6º e os 5º anos até final de outubro. Os alunos estão muito tímidos. Nós aproveitamos o momento para falar sobre as normas de segurança e a importância do retorno”, afirma Elisângela Carvalho, gestora escolar.

A retomada das aulas presencias será feita por etapas: a primeira etapa está sendo o acolhimento, planejamento e formação; a segunda etapa será de 13 a 19 de outubro de 2021, com o retorno dos estudantes dos anos finais do 5º ao 9º ano (incluindo a EJAI); a terceira etapa será de 20 a 26 de outubro de 2021, com aplicação da Avaliação Diagnóstica para identificar o nível de aprendizagem antes da retomada dos conteúdos; e a quarta etapa será dia 27 de outubro, com a retomada dos conteúdos das aulas de acordo com a Proposta Curricular da rede Municipal de ensino.

“Que nós possamos voltar com muita tranquilidade, fazendo assim com que os alunos possam encarar qualquer tipo de avaliação ou seletivo. Também estamos programando aulas de reforço. Os alunos virão aos poucos, e teremos reuniões com os pais. O que percebemos ao conversarmos com os alunos, é que está sendo como se fosse o primeiro dia de aula deles, pois todos estão querendo entender como vai ser. Aos poucos vamos vencer esse desafio”, destaca Elisângela Carvalho, gestora escolar.

Jogo do Poder

Fonte: PMC