GeralInternacionaisPolítica

República Tcheca prevê grande fluxo de refugiados e declara emergência

A República Tcheca entrará em estado de emergência a partir de amanhã, antecipando o grande fluxo de refugiados ucranianos que estão fugindo da guerra. A medida possibilitará a liberação de fundos adicionais para ajuda humanitária do orçamento do Ministério da Defesa.

Nas redes sociais, o primeiro-ministro tcheco Petr Fiala afirmou que o governo está tomando todas as medidas possíveis para lidar com o fluxo de refugiados. “Os ucranianos são nossos amigos e estão passando por uma situação inimaginavelmente difícil”.

Fiala acrescentou que, além do valor adicional de 1 bilhão de coroas no orçamento da Defesa, o governo poderá aumentar esse limite, se necessário.

Segundo ele, o estado de emergência não afetará os cidadãos tchecos.

Em apenas uma semana de guerra, dois milhões de ucranianos foram obrigados a deixar suas casas e fugir. Os dados foram apresentados na manhã de hoje pela ONU, durante a abertura de uma reunião de emergência convocada pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.

Nas próximas semanas, o número pode chegar a quatro milhões se o conflito não for encerrado. A maioria dos refugiados deixa a Ucrânia em direção à Polônia. Hungria, Eslováquia e a própria Rússia, também recebem as pessoas.

Até ontem, a Polônia registrou a entrada de 474 mil ucranianos desde 24 de fevereiro, quando a Rússia invadiu a Ucrânia. Segundo o governo, em parceria com a Ucrânia, estão sendo realizadas ações na fronteira para receber os refugiados e também feridos pela guerra.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL
Fonte: UOL

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo