Destaques Geral Municipios Política

Regularização fundiária beneficia mais de 1.100 famílias no Piauí em setembro

Cerca de 1.140 famílias foram beneficiadas com a doação de terras no mês de setembro, de acordo com o balanço divulgado pelo Instituto de Terras do Piauí (Interpi), no último dia 3 de outubro. Um marco histórico para o estado.

No mês de setembro, a regularização fundiária foi concluída e foram entregues mais de 650 títulos definitivos de propriedade de terra, que trarão segurança jurídica e mais esperança para  as famílias que vivem e trabalham no campo. O título pode ser individual ou coletivo, como nos assentamentos, por exemplo, que é dado um título coletivo que beneficia várias famílias.

Para o diretor do Interpi, Chico Lucas, a sensação é de dever cumprido. “Esta é uma gratificante certeza do dever cumprido! O Governo do Piauí, por meio do Interpi, tornou possível o sonho da terra própria regularizada para mais de 1.144 famílias de trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar e integrantes de comunidades tradicionais piauienses”, afirmou o gestor.

Com as parcerias da Corregedoria Geral do Estado (CGE), Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), PRO Piauí, Banco Mundial, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), prefeituras e dos cartórios de cada município, cada vez mais famílias estão sendo beneficiadas com os títulos de terra.

Títulos de propriedade de terra entregues em setembro

Assentamentos Vassouras, Vizeu, Salva Terras, Douro I e II – José de Freitas – 294 títulos/ famílias

Assentamento Vaca Brava II – Cabeceiras do Piauí – 60 famílias atendidas

Assentamentos Nova Olinda, Barro Preto, Sossego, Junco Trindade, Bosque I e II – Barras – 333 títulos de propriedade/famílias beneficiadas

Comunidade quilombola Riacho Fundo – Isaías Coelho – 200 famílias beneficiadas

Comunidade quilombola Queimada Grande – Isaías Coelho – 70 famílias beneficiadas

Comunidade quilombola Marinheiro – Piripiri – 85 famílias beneficiadas

Comunidade quilombola Vaquejador – Piripiri – 65 famílias beneficiadas

Assentamento Chapada da Limpeza – Esperantina – 18 famílias beneficiadas

Assentamento Campestre – Esperantina – 19 famílias beneficiadas

Jogo do Poder

Fonte: Interpi