DestaquesGeralLocalPolítica

Regina Sousa acompanha edição game do Pré-Enem Seduc

24Os estudantes que estão se preparando para as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) tiveram uma aula diferente, na manhã desta quarta-feira (26). Foi a edição game do Pré-Enem Seduc, na qual os estudantes participam de jogos e gincanas como forma de incentivo ao aprendizado. A aula foi realizada no Theresina Hall, zona leste de Teresina. Mas, os estudantes de todo o Estado puderam acompanhar o game educacional Ao Vivo, pelo Canal Educação, no Youtube, e pela TV Meio Norte.

A edição game tem agendas inovadoras para engajar mais ainda os estudantes do Piauí que farão a prova nos próximos dias. São aulas em formato de jogos para trabalhar na preparação para o Enem de forma mais dinâmica e descontraída com os estudantes.

Neste formato, a cada nova rodada de resolução de questões, um representante de cada regional era escolhido para responder o ‘Desafio Enem’ e o vencedor ganhava prêmios na hora. Todas as áreas de conhecimento, presentes nas provas, foram contempladas na atividade. Até desafio de canto os estudantes participaram para demonstrar seus talentos, ao vivo, para toda a plateia.

A governadora Regina Sousa, que esteve na aula, frisou que toda iniciativa para melhorar o aprendizado é bem-vinda. Ela ressaltou que desde que o Governo do Estado do Piauí passou a investir mais em educação e nas revisões voltadas para preparar os alunos para entrar nos cursos superiores, os índices educionais do Piauí deram um salto.

“Começamos com Cursinhos Populares [ainda em 2003) para ajudar os alunos a passarem no vestibular. E depois os Cursinhos Populares viraram Pré-Enem. Agora nossos alunos estão com a autoestima muito elevada. Somos o nono estado do Brasil no Ideb. Ficou feliz em ver a escola pública assumir o protagonismo que precisava ter. Nunca chegaríamos tão longes se não fosse todo esse investimento na educação”, enfatizou a governadora.

Nívea Maria, 17 anos, estudante do 3º ano do CETI Didácio Silva, conta que pretende fazer vestibular para Letras ou Direito e nunca tinha visto um formato como esse para uma revisão. “Eu nunca tinha visto essa estrutura, esse formato e essa forma interativa. Estava acostumada a ver o professor dando aula e nos repassando o conteúdo, mas estou gostando muito desse momento. A gente aprende e ainda se diverte muito. Nossa escola tem a torcida e a animação não falta”, disse Nivea.

Durante a aula, os alunos participam de gincanas das diversas áreas de conhecimento, com disputa entre equipes, além da discussão de questões de provas do Enem e de conteúdos, seguindo o modelo convencional que já vem sendo trabalhado em revisões anteriores. “A nossa ideia é fazer com que o aluno seja ativo. Esse tipo de dinâmica é importante e a gente sabe que se aprende muito brincando. Os estudantes se tornam protagonistas desta ação”, explicou Hidalene Pinheiro, coordenadora pedagógica do Pré-Enem Seduc.

O aluno do 2º ano do ensino médio da UE Martin Pinheiro, do povoado São Francisco, em Palmeira do Piauí, Silas Miqueias Sonho, estava no Theresina Haal e contou que sempre participa das revisões do Pré-Enem Seduc de forma remota. “Não tem professor no nosso povoado, mas a educação chega até nós por meio da TV, no Canal Educação. Ajuda bastante. Assisto aulas de segunda à sexta-feira, à noite”, conta Silas.

Juniel Pereira – aluno do 3º ano do ensino médio da mesma escola de Silas, revela que graças aos canais digitais da Secretaria da Educação, ele assiste às aulas do Pré-Enem Seduc pela internet e pelo Canal Educação. “Seria mais difícil sem o canal”, conta ela, que pretende estudar pedagogia.

A coordenadora de Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo, explica que há 18 dias para aplicação das provas, o Pré-Enem já realizou 42 revisões e diversas ações para preparação dos estudantes. Até o dia da prova ainda serão realizadas mais seis revisões, com finalização no dia 10 de novembro com o Corujão da Vitória, que será realizado das 20h às 6h, no Teresina Hall.

“Nós estamos fazendo um formato totalmente novo que é uma revisão agregada a gamificação, com gincana para os nossos estudantes, pois nesta reta final eles estão precisando de mais leveza”, ressaltou Viviane.

Fonte: Seduc

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo