Destaques Geral Local Política

Reforma administrativa de Dr. Pessoa é esperada pela Câmara nesta terça (6)

A reforma administrativa na Prefeitura de Teresina, anunciada pelo prefeito Dr. Pessoa (MDB) semana passada, deve chegar à da Câmara Municipal nesta terça-feira (6), segundo o presidente da Casa, vereador Jeová Alencar (MDB).

“Acredito que até terça-feira a reforma já esteja na Câmara. Depois desse primeiro momento, vamos distribuir o material para os vereadores, iremos analisar toda a proposta, que passará pelas comissões e depois irá para plenário ser votada”, adiantou o presidente.

O prefeito Dr. Pessoa afirma que o projeto de reforma administrativa deverá ser finalizada ainda nesta segunda-feira (05). Em seguida, será encaminhada à Câmara de Teresina para votação da Casa.

“Estamos estudando. Preparando o projeto. Ainda não temos completa. Mas vamos definir ainda hoje. Vamos criar a Secretaria Agropecuária. Vamos discutir ainda as medidas necessárias para que isso ocorra sem desrespeitar a lei”, destacou.

Há gande expectativa em torno da reforma. Informações de bastidores dão conta da transferência da Coordenadoria Municipal de Comunicação, que sairá da Secretaria Municipal de Governo para a Secretaria Municipal de Finanças, que tem o vice-prefeito Robert Rios (PSB) no comando.

Outra especulação era em torno da Secretaria Municipal de Juventude (Semjuv), que seria transformada em Coordenadoria sob a alçada da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. Dr. Pessoa rechaçou essa informação e disse que Semjuv continuará como secretaria sob o comando do advogado João Duarte.

A transformação da Semjuv em Coordenadoria seria para possibilitar a criação da Secretaria Municipal de Agropecuária e Produção, já que lei federal proíbe, neste período de pandemia, a criação de órgãos que gerem despesas. Mas a informação dá conta de que a criação dessa secretaria será realmente proposta junto à Câmara Municipal, utilizando estrutura já existente na Prefeitura, com remanejamento de servidores de outras pastas.

Outra mudança prevista era no tocante à Guarda Municipal, que passaria a ser vinculada à Secretaria Municipal de Defesa Civil. Mas o prefeito Dr. Pessoa decidiu recuar dessa decisão, depois de ouvir servidores do órgão. Ela continuará vinculada à Secretaria Municipal de Governo e atrelada à Coordenadoria Municipal de Segurança Pública Social e Patrimonial, que tem como coordenador o coronel Nixon Frota, ex-comandante do 25º Batalhão de Caçadores.