Destaques Geral Local Municipios Política

PT termina convenções com 80 candidatos a prefeito e mais de mil a vereadores no Piauí

Entre os dias 05 e 16 de setembro, o Partido dos Trabalhadores (PT) realizou suas convenções partidárias por todo o Piauí. A meta da sigla em 2020 é ampliar o seu quadro político majoritário e proporcional. Para isso, chega às eleições deste ano com 80 pré-candidaturas entre prefeito e prefeita, 22 como vice e quase 1.200 pré-candidaturas a vereador e vereadora.

Em 11 dias, o partido realizou aproximadamente 100 convenções, dentre elas a de Teresina, que tem o deputado Fábio Novo (PT) como pré-candidato. O presidente do PT Piauí, Francisco Limma, o governador Wellington Dias, a vice-governadora Regina Sousa, a deputada estadual Flora Izabel e os deputados estaduais João de Deus, Francisco Costa, Franzé Silva, Paulo Martins e Warton Lacerda prestigiaram algumas convenções.

“A militância petista também se fez presente, em apoio aos seus pré-candidatos e pré-candidatas. Reforçamos que os protocolos de segurança em combate ao novo coronavírus foram seguidos, como o uso de máscaras e a disponibilização de álcool em gel para todos os presentes”, diz a nota publicada pelo Partido.

Cenário Nacional

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, avalia que a legenda está animada para as eleições municipais de 2020. Que o PT, como maior partido de esquerda da América Latina, retoma a disputa eleitoral de 2020 em condições favoráveis e com a preferência do cidadão.

As candidaturas a prefeito e prefeita em 2016 foram 990, em 2012 foram 1.800, este ano, são mais de 1.600. Para vereador e vereadora são mais de 21 mil candidaturas, em todo o Brasil. Confira!

Municípios PT como “cabeça de chapa”: Ipiranga do Piauí, Alegrete do Piauí, Alto Longá, Antônio Almeida, Marcolândia, Barreiras do Piauí, Milton Brandão, Boqueirão do Piauí, Bela Vista do Piauí, Caldeirão Grande, Campo Alegre do Fidalgo, Teresina, Campo Maior, Canavieira, Capitão Gervásio Oliveira, Caracol, Caraúbas, União, Cocal da Estação, Colônia do Gurguéia, Conceição do Canindé, Santa Rosa, Flores do Piauí, Fronteiras, Jardim do Mulato, Jatobá do Piauí, São Francisco do Piauí, Joaquim Pires, Castelo do Piauí, Juazeiro do Piauí, Coivaras, Esperantina, Madeiro, Manoel Emídio, Matias Olímpio, Miguel Alves, Morro do Chapéu, Cajazeiras do Piauí, Nazária, Nova Santa Rita, Dirceu Arcoverde, Paes Landim, Pedro II, Novo Santo Antônio, São Francisco de Assis do Piauí, Pedro Laurentino, Picos, Porto, Prata do Piauí, Cocal dos Alves, Ribeiro Gonçalves, Rio Grande do Piauí, Pau D’Arco do Piauí, Jaicós, Lagoa do Piauí, São Julião, São Lourenço, Bom Princípio, Redenção do Gurguéia e São Pedro do Piauí.

Municípios PT como “chapa pura”: Barro Duro, Brejo do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, Cristino Castro, Bocaina, Hugo Napoleão, São João da Varjota, Campo Largo, João Costa, Lagoa do São Francisco, Palmeira do Piauí, São João da Fronteira, Porto Alegre do Piauí, Alagoinha, São João do Arraial, São Luís do Piauí, São Miguel do Tapuio, Tamboril, Várzea Grande.

Municípios PT como vice: Água Branca, Alvorada do Gurguéia, Angical, Barra D’Alcântara, Cajueiro da Praia, Corrente, Oeiras, Eliseu Martins, Lagoa Alegre, Olho D’Água do Piauí, Pio IX, Batalha, Piripiri, Jerumenha, São João do Piauí, Sebastião Leal, Sigefredo Pacheco, Socorro do Piauí, Uruçuí, Francisco Macêdo, Nazaré do Piauí e Valença do Piauí. (PT/PH)

Redação