Destaques Geral Local Política

Propaganda na TV e rádio: Dr. Pessoa terá pouco mais de 1 minuto contra quase 4 minutos de Kleber Montezuma

A propaganda eleitoral na televisão e no rádio é elemento considerado importante no processo eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) divulgou, nessa segunda-feira, 5, o tempo que cada uma das coligações que disputam as eleições municipais em Teresina terá para dar o seu recado através dessas mídias. A coligação que tem à frente o candidato Dr. Pessoa (MDB), primeiro lugar nas pesquisas sobre intenção de votos para a prefeitura, ficou apenas com 1 minuto e 19 segundos de tempo na propaganda eleitoral contra o tempo do candidato oficial da Prefeitura de Teresina, Kleber Montezuma (PSDB), que terá 3 minutos e 40 segundos. O candidato tucano vem ocupando a terceira colocação nos levantamentos sobre preferência do eleitorado.

A coligação do Dr. Pessoa, “Pra Cuidar da Nossa Gente”, é formada pelos partidos MDB, PSB e PRTB. Fazem parte da coligação do candidato do prefeito Firmino FIlho (PSDB), “O povo faz acontecer”, os partidos AVANTE, DEM, PDT, PODE, PP, PSDB, PSL e PV.

O candidato do PT, Fábio Novo, terá o segundo maior tempo de propaganda eleitoral, seguido de Fábio Abreu. Novo, com a coligação “Muito mais para Teresina”, formada pelos partidos PC do B, PT, SOLIDARIEDADE, terá 1 minuto e 31 segundos. Abreu, candidato do PL, terá 1 minuto e 26 segundos na TV e Rádio para divulgar suas propostas. Ele encabeça a coligação “A mudança com a força do povo”, formada pelos partidos PL, PTB, REPUBLICANOS.

Quem vai abrir a propaganda na TV é Dr. Pessoa, no dia 9 de outubro. Os programas vão ter apenas dez minutos e irão ao ar das 7h00 às 7h10 e das 12h00 às 12h10 na rádio; e das 13h00 às 13h10 e das 20h30 às 20h40 na TV. A propaganda no rádio e TV vai até 13 de novembro.

Veja os tempos dos partidos que concorrem ao Palácio da Cidade:

O povo faz acontecer (AVANTE, DEM, PDT, PODE, PP, PSDB, PSL, PV): 03′ 40” 00
Muito mais para Teresina (PC do B, PT, SOLIDARIEDADE): 01′ 31” 38
A mudança com a força do povo: (PL, PTB, REPUBLICANOS): 01′ 26” 94
Pra cuidar da nossa gente (MDB, PSB): 01′ 19” 18
Partido Social Democrático (PSD): 00′ 44” 81
PSOL: 00′ 17” 09
Patriota: 00′ 15” 98
Partido Social Cristão (PSC): 00′ 14” 87
Partido Republicano da Ordem Social (PROS) 00′ 14” 87
Cidadania: 00′ 14” 87

Dez partidos no Piauí ficarão sem aparecer na propaganda por não ter representatividade na Câmara dos Deputados, que serve de base de cálculo para a distribuição do tempo da propaganda eleitoral. São eles: PMN, PTC, DC, Rede, PCB, PCO, PMB, PRTB, PSTU e UP. A legislação obedece o inciso 1, parágrafo único do artigo 3 da emenda constitucional 97/2017.

Para Dr. Pessoa, o importante é a qualidade das propostas que o candidato tem para mostrar para a população. Seu plano de governo, segundo ele, foi construído em cima dos reclames da população, debatidos em cada comunidade de Teresina. O plano também tem propostas de especialistas nas mais diversas áreas, levando sempre em conta a realidade do município e as necessidades da população.

Redação