Destaques Geral Local Política

Projeto levará música para as maternidades municipais de Teresina

O Dia das Mães está se aproximando, e para celebrar essa data tão especial, nada melhor que homenagear as mães que estão internadas nas maternidades municipais localizadas nas quatro zonas da capital piauiense. O Projeto Música Solidária é uma iniciativa dos componentes da Orquestra Sinfônica de Teresina (OST), da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) e da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), além de contar com o apoio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que disponibiliza os espaços para as apresentações.

O Projeto Música Solidária, especial do Dias das Mães, ocorrerá na manhã da próxima sexta-feira (06/05), nas maternidades do Promorar, Wall Ferraz, Buenos Aires e na Maternidade do Satélite. Durante 40 minutos, as pacientes e os demais funcionários poderão desfrutar do talento dos músicos que compõem o quarteto da Orquestra Sinfônica, conhecido por encantar a todos por onde passam.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Ênio Portela, conta que o Dia das Mães é uma das datas mais especiais do calendário e que por isso não poderia passar em branco. Para ele, levar a música para as maternidades, também é uma forma de garantir às futuras mães um parto mais tranquilo, além de ajudar na recuperação daquelas que deram à luz, mas que precisam de acompanhamento médico.

“A música tem sido aplicada para o equilíbrio de energias alteradas pelo stress do mundo moderno. Existe um estudo que objetivou verificar o efeito da música no trabalho de parto e no recém-nascido, por isso queremos expandir esse projeto, para que ele ocorra mais vezes nessas maternidades e em outras unidades de saúde”, conta Ênio Portela, afirmando ainda que como médico, o prefeito Dr. Pessoa está vendo com bons olhos esse projeto.

Para David Denilin, membro do Quarteto de Cordas da OST, o retorno desse projeto está sendo bem positivo, uma vez que por conta da pandemia, as apresentações haviam sido suspensas nos momentos de pico. O músico conta ainda que esse é um dos mais belos projetos da orquestra, pois leva música para aqueles que estão se recuperando em hospitais.

“Se apresentar em um palco para uma grande plateia é sempre emocionante, agora levar nosso trabalho para aqueles que estão internados é algo que toca nosso coração. Espero que todas as mães se sintam representadas com essa homenagem que faremos nas maternidades” conta David Denilin.

Para acompanhar de perto às ações desenvolvidas pela Orquestra Sinfônica e pela Prefeitura Municipal de Teresina na área da cultura, basta acessar o site cultura.pmt.pi.gov.br. As novidades também estão disponíveis na página @cultura_the no Instagram ou na hastag #culturateresina.

Fonte: FMC

Related Posts