Destaques Geral Local Política

Programa Lagoas do Norte reúne técnicos do Banco Mundial e representantes de secretarias para tratar de projetos

O Programa Lagoas do Norte reuniu, nesta terça-feira (20), os técnicos do Banco Mundial e membros das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Agenda 2030 para discutir o andamento de projetos que são coordenados pelo programa junto a essas pastas, com financiamento da entidade financeira.

A reunião integra agenda da missão virtual de acompanhamento do programa e do banco. O objetivo é estreitar e alinhar as informações sobre o andamento desses projetos. O Lagoas do Norte coordena e financia ações e obras que buscam reestruturar sistemas, gestão e o atendimento que acontece em algumas secretarias.

Com a Agenda 2030, o Lagoas do Norte trabalha com o projeto Mulheres Pelo Clima, que é a estratégia de Teresina para o enfrentamento das mudanças climáticas sensível ao gênero. Ele tem como finalidade construir uma capacidade de liderança em mulheres vulneráveis à mudança climática através de uma transformação da percepção social das potencialidades associadas a suas atividades produtivas. O foco é no desenvolvimento econômico, redução da violência de gênero, educação ambiental e coesão social.

A parceria se dá na estruturação de soluções em obras e gestões que possam garantir essa construção. Entre as soluções estão a reforma do Ecoponto do Lagoas do Norte, local em que cerca de 20 mulheres recicladoras fazem a triagem e manipulação dos materiais coletados.

A proposta prevê a reorganização do centro de triagem e do setor administrativo, que deverão contar com zonas de triagem, pesagem e armazenamento mais adequados, vestiários, refeitório, mezanino, auditório, salas de capacitação e banheiros. Além de capacitar essas mulheres, a ideia também é proporcionar melhores formas de desenvolvimento de suas atividades econômicas. Para as recicladoras, a proposta é que elas possam utilizar bicicletas elétricas equipadas com carrinho. Isso poderá proporcionar maior segurança e capacidade de armazenamento dos produtos coletados e que elas possam fazer trajetos mais longos em busca do material. Também será formatado um modelo de gestão colaborativo junto às recicladoras.

Já a parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) está permitindo que essa secretaria seja totalmente reformada, tenha seus sistemas modernizados e desburocratizados, com a capacitação de servidores e compra de equipamentos. Durante a reunião, a secretaria solicitou maior aporte para as obras e prazo para a realização de obras.

“Tivemos uma reunião bastante proveitosa para que os novos gestores possam compreender o andamento dessas parcerias e propor as modificações e ajustes necessários para que esses projetos se desenvolvam de forma eficiente. Ainda nessa missão com o Banco Mundial, estamos discutindo vários aspectos de reestruturação do Lagoas do Norte também. Assim, vamos avançar para beneficiar a população da zona norte”, afirma Bruno Quaresma, diretor geral do programa.

Jogo do Poder