Destaques Geral Local Política

Programa de alfabetização de Teresina é escolhido como modelo nacional em Congresso de Educação

A educação de Teresina tem resultados que impressionam Brasil afora. É o caso do Programa Alfabetiza Teresina, que está sendo apresentado como modelo de alfabetização no V Congresso Municipal de Educação de Porto Velho. O secretário executivo de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Kleytton dos Santos, embarcou para Rondônia para apresentar aos congressistas, nesta quinta-feira (25), dados sobre as estratégias para a educação na idade certa.

O programa vem sendo desenvolvido na Rede Municipal de Ensino desde 2018, em turmas do II Período da Educação Infantil, além do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. A ação alcança 25.443 alunos e envolve monitoramento, formação, avaliação, um plano de ensino bem estruturado e expectativas de aprendizagem.

“Em Teresina, a preparação dos alunos para a alfabetização começa aos 5 anos de idade, respeitando o processo de direitos de aprendizagem e desenvolvimento alinhados à BNCC. Fomos convidados para apresentar como isso funciona com sucesso, alcançando ótimos índices de alfabetização na etapa certa”, disse o secretário Kleytton.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a alfabetização das crianças deverá ocorrer até o segundo ano do ensino fundamental, com o objetivo de garantir o direito fundamental de aprender a ler e escrever.

Jogo do Poder

Fonte: Semec