Destaques Geral Local Política

Pesquisa Amostragem para o 2º turno aponta Dr. Pessoa na frente do candidato de Ciro e de Firmino

O candidato do MDB lidera a pesquisa do Instituto Amostragem em todos os cenários

O Instituto Amostragem, em parceria com o Grupo Meio Norte, divulgou nesta segunda-feira (23) a primeira pesquisa de intenção de votos para prefeito de Teresina no segundo turno das eleições municipais deste ano. Dr. Pessoa, do MDB, já larga na frente com 61,12% dos votos válidos, deixando em segundo lugar o candidato do senador Ciro Nogueira (Progressistas) e de Firmino Filho (PSDB), Kleber Montezuma, com 38,88% das intenções de voto.

Na pesquisa estimulada, ou seja, quando são apresentados para o entrevistado os nomes dos dois candidatos, considerando também as intenções de votos brancos e nulos e os que não sabem/preferem não opinar, o candidato Dr Pessoa (MDB) lidera com 54,62%; seguido pelo candidato Kleber Montezuma (PSDB) com 34,75% das intenções de votos. Neste recorte, os que não sabem ou não opinaram somam 3,50% e os entrevistados que indicaram que votarão em branco ou nulo chegam a 7,12%.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos dois candidatos aos entrevistados, Dr. Pessoa aparece com 50,12% das intenções de votos, e Kleber Montezuma, 32,88% das intenções de voto. Ainda na pesquisa, os que não sabem opinar soma 7,38% dos eleitores entrevistados. Aqueles que indicaram que votariam em branco ou nulo chegam a 9,62% neste recorte.

O Instituto Amostragem ainda mensurou na pesquisa a firmeza de intenção de voto estimulada para prefeito de Teresina. Neste recorte, dentre os entrevistados que citaram o candidato do MDB Dr Pessoa, 87,19% apontaram que não mudam e já estão decididos. Enquanto 10,30% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto. Aqueles que não sabem ou preferiram não opinar somam 2,52%.

A Pesquisa Amostragem para o Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC) foi realizada no dia 22 de novembro com 800 eleitores com 16 ou mais anos de idade da zona urbana e rural de Teresina. Margem de erro de 3,39%. Nível de confiança de 95%. Registro no TSE sob o nº PI-01838/2020 no dia 16 de novembro de 2020. (GMN)

Redação