Destaques Geral Local Política

Prevenção à criminalidade: Nixon Frota revela como vai atuar a Coordenadoria de Segurança Pública Social e Patrimonial de Teresina

O gestor acrescentou que a Coordenadoria irá preparar a política de Segurança Pública do Município. A Guarda Civil Municipal ficará focada na execução de ações táticas

Em entrevista a este Portal Jogo do Poder, nesta terça-feira, 30, o coordenador de Segurança Pública Social e Patrimionial de Teresina, recém-empossado coronel Nixon Frota (PRTB), revelou o objetivo principal do órgão: a prevenção da criminalidade. O gestor faz ainda referência a uma experiência bem-sucedida, no início deste mês de março, denominada Operação Saturação, com resultados bastante positivos, desenvolvida pela Guarda Civil Municipal (GCM), da qual o coronel era o comandante. Esse é um exemplo das ações que serão realizadas pela Coordenadoria.

Para Nixon Frota, a nomeação foi importante e significa um passo decisivo para o alcance de objetivos no tocante à segurança pública na esfera municipal. O passo seguinte à sua nomeação é a escolha do novo comandante da Guarda Civil Municipal, que passa a ser vinculada à Secretaria Municipal de Governo (Semgov), que também ficará responsável pela Coordenadoria Municipal de Segurança Pública Social e Patrimonial.

O novo comandante da GCM será um guarda, conforme art. 5º da Lei Federal 13.022 de 08 de agosto de 2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais. De acordo com Nixon Frota, isso possibilitará maiores condições para fortalecimento da Guarda Municipal.

“Com a coordenadoria, a Guarda ficará focada na execução de ações táticas. A Coordenadoria de Segurança Pública Social e Patrimonial, por sua vez, ficará com o encargo do planejamento, administração, elaboração de projetos, logística, capacitação, link com o ambiente político, entre outras ações”, explicou Nixon Frota.

O gestor acrescentou que a Coordenadoria irá preparar a política de Segurança Pública do Município. “Será uma segurança preventiva”, salientou, adiantando que serão formalizadas parcerias com os mais diversas orgãos, secretarias e instituições que trabalham com a segurança pública. Ele adiantou que dependendo da connjuntura, concurso público será sugerido para a Coordenadoria.

Sobre as ações

Nixon Frota adiantou que a Coordenadoria vai agir para evitar que os crimes ocorram, isto é, no trabalho preventivo junto às comunidades de Teresina. “Vamos realizar patrulhamento ostensivo e promover uma relação bem próxima com as comunidades, e esses são alguns dos exemplos das nossas ações”, disse.

O coordenador lembrou da Operação Saturação, realizada pela Guarda Civil Municipal no início deste mês de março, na região do Grande Angelim, na zona Sul de Teresina. “Com a presença das patrulhas e das reuniões com as lideranças, a criminalidade foi reduzida em cerca de 50% naqueles dias”, comemorou. Esse é um dos modelos que serão adotados com mais intensidade pela Coordenadoria de Segurança.

Na ocasião da Operação Saturação no Angelim, sob o comando de Nixon Frota, a GCM reforçou o efetivo para ocupar a região durante um dia, levando em o índice de criminalidade ali registrado. Foram mais de 30 agentes que fizeram o patrulhamento ostensivo durante tarde e noite, de forma intensiva.

Redação Jogo do Poder