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Prefeitura de Teresina vai reformar 20 Centros de Convivência para melhorar atendimento

A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) esteve reunido, nesta quarta-feira (23), no Salão Nobre, com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) para debater as demandas dos 20 Centros de Convivência. Dentre as necessidades, estão: reformas estruturais e recursos para as atividades realizadas ao longo do ano.

Segundo o Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, a reunião foi produtiva, com debates saudáveis e importantes, que serão tratados com soluções adequadas.

“As reivindicações de melhorias para os Centros de Convivência são mais do que justas. O ano passado foi um ano muito difícil, mas autorizei que estas questões de infraestrutura, de pessoal, de alimentação, sejam resolvidas a partir de hoje. Vamos olhar as leis, mas vamos olhar também o coração para ajudar estes nossos irmãos, que estão em situação mais vulnerável”, pontuou o prefeito.

Para Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, as principais demandas dos Centros de Convivência são estruturas herdadas de gestões anteriores, que se encontram em situação caótica e deplorável.

“A reunião foi pautada dentro da democracia. O prefeito já autorizou todas as demandas que foram levantadas. A partir de hoje estaremos com uma força tarefa para poder fazer o levantamento daquilo que é necessário e amanhã já começamos a executar tudo o que foi levantado por parte dos usuários”, garantiu Allan Cavalcante.

Socorro Bento, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), explica que os próprios usuários apresentaram as demandas dentro dos centros.

“O Prefeito Dr. Pessoa ouviu e vai atender, na medida do possível, as demandas das idosas e idosos, que são usuários dos Centros de Convivência, localizados em todos os territórios de Teresina. Estes idosos explicaram as necessidades dos centros, como: alimentação, estrutura física e questões profissionais. É muito bom quando uma gestão está disposta a ouvir os usuários dos serviços, assim se entende de quem participa e é mais fácil de as solicitações serem concretizadas”, ressaltou.

USUÁRIOS APROVAM ATIVIDADES

Dentre as usuárias do Centro de Convivência Marly Sarney está a idosa, Joaquina Barbosa, que relata ter melhorado a interação com a família, após participar dos grupos de atividades. “Havia desenvolvido uma depressão, mas no Centro de Convivência fui muito bem recebida. A princípio, busquei ajuda psicológica, mas me espantei que além desta ajuda, tive a oportunidade de participar de diversas atividades, como educação física, a partilha da merenda que é importante. Já cantei, dancei, recitei poesia, me maquiei e me fantasia.”, comentou.

Maria das Graças, usuária do Centro de Convivência Cajueiro, aponta que dentre as demandas estão visitas aos pontos turísticos, criação do coral, material didático e mais oferta de lanches.

“Eu fui levada por uma amiga para o Centro de Convivência. Eu fui, mas fui sem fé. Quando cheguei lá, eu me deparei com coisas maravilhosas. Tive início de depressão e ansiedade, mas hoje eu sou uma pessoa alegre e brincalhona. Eu brigava quase todos os dias com meu marido e hoje é uma paz na minha casa. O Centro Convivência para mim significa: saúde mental, saúde física, reduz a ansiedade, previne a depressão, ajuda a convivência social, e também em conhecimento de direitos e deveres”, destacou Maria das Graças.

Fonte: Semcom

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