Destaques Geral Local Política

Prefeitura de Teresina transforma Feiras Semest em um projeto de oportunidades

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, acompanha de perto as feiras realizadas pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest). Segundo o gestor, essa iniciativa cresce a cada edição e  se transforma em  projeto de oportunidades para o micro e o pequeno empreendedor da cidade.

Semana passada, houve mais uma edição das Feiras Semest, nos bairros Parque Piauí e Dirceu, zonas Sul e Sudeste da Capital, respectivamente. O evento foi encerrado por volta das 20h de domingo (6) e contou com a presença do prefeito, Dr. Pessoa, secretário de Comunicação, Lucas Pereira, e da secretária de Economia Solidária, Gessy Fonseca, e equipe.

As duas feiras reuniram mais de 150 micro e pequenos empreendedores que tiveram a oportunidade de divulgar, expor e comercializar seus produtos para a população que foi prestigiar o evento. Foi gerado R$ 30 mil, nos dois dias de evento. Segundo a secretária de Economia Solidária, Gessy Fonseca, o projeto Feiras Semest, além da geração de oportunidades de trabalho e fomento da economia dos bairros, esse projeto visa a valorização do empreendedor.

“Os micro e pequenos empreendedores aquecem a economia do país, eles geram receitas para os municípios, geram trabalhos formais e informais, o que contribui para a renda das famílias. E a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Economia Solidária está comprometida com o desenvolvimento, apoio e incentivo aos micros e pequenos”, ressaltou a secretária municipal.

(Foto: Ascom/Semest)

Para a empreendedora, Raija Roseno, as feiras realizadas pela Semest mudaram seu negócio, proporcionam uma troca de experiências e incentivam jovens a empreender,

“Além de expor e comercializar meus produtos, eu troco experiências com outros empreendedores. Eu agradeço muito a Prefeitura de Teresina, a secretária, Gessy Fonseca e toda sua equipe, as feiras incentivam jovens a empreender, como meu filho Pietro, que sempre me acompanhava e agora vende água e cajuína para me ajudar. Que as feiras continuem e cresçam, pois elas estão mudando minha vida” disse com alegria a empreendedora.

Empreendedorismo na pauta de Brasília

Teve agenda no Ministério da Cidadania, na qual a secretária de Economia Solidária, Gessy Fonseca, o secretário executivo, Anderson Emanuel Pereira, e o chefe de gabinete, Francisco das Chagas Santos Filho, apresentaram projetos para captar recursos de fomento para a economia solidária de Teresina.

Para a secretária, Gessy Fonseca, os micro e pequenos empreendedores é um nicho que deve ser explorado para uma retomada economia mais rápida. E a captação de recursos para fortalecer essa área é fundamental, com isso foi promovida uma reunião no Ministério da Cidadania, em Brasília.

“Nos reunimos com a secretária executiva, Cinara Frido, a coordenadora geral de Economia Solidária, Anieth Matos para representar a Prefeitura de Teresina na apresentação de projetos e captação de recursos para o desenvolvimento da economia solidária da nossa Cidade. O encontro foi positivo e esperamos em breve colher os frutos para podermos expandir nossas ações para os micro e pequenos negócios” declarou a secretária, Gessy Fonseca.

(Foto: Ascom/Semest)

Jogo do Poder

Fonte: Semest