Destaques Geral Local Política

Prefeitura de Teresina retirou 106 famílias de áreas de risco de forma emergencial em 2021

Antes que as chuvas se intensificassem em Teresina, a Prefeitura da capital, por meio do Programa Lagoas do Norte, fez o atendimento emergencial de 106 famílias, retirando-as de áreas de risco e levando para o residencial Parque Brasil. O trabalho de monitoramento das condições dos imóveis, atendimento às famílias, envio de documentação para a Caixa Econômica, sorteio de endereços e, finalmente, vistoria e entrega dos imóveis ocorreu desde o primeiro semestre de 2021.

Nesta terça-feira (28), foi feita a entrega dos últimos 12 imóveis do residencial. Foram atendidas quatro beneficiários do programa e mais oito encaminhados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH).

O residencial Parque Brasil foi construído numa parceria entre a Prefeitura de Teresina e a Caixa Econômica Federal, dentro do programa Minha Casa Minha Vida, porém com padrão diferenciado, com metragem maior de área construída. Além disso, o residencial possui toda a infraestrutura necessária para que as famílias possam viver em ambiente seguro, com abastecimento de água e esgotamento sanitário próprios, ruas asfaltadas, áreas destinadas à construção de escolas, praças, áreas verdes, drenagem e iluminação.

Essas famílias viviam principalmente em regiões próximas de lagoas e conviviam, todos os anos, com o perigo das enchentes. “Nós fizemos esse trabalho preventivo, oferecendo a esses beneficiários a oportunidade de viver em local seguro, com conforto. São pessoas que moravam em casas com condições muito precárias, estrutura quase desabando por conta da proximidade com as lagoas. Agora elas estão em moradia digna e segura”, explica Bruno Quaresma, diretor-geral do Programa Lagoas do Norte.

Fonte: Lagoas do Norte