Destaques Geral Local Política

Prefeitura de Teresina garante oportunidades para alunos do curso de biblioteconomia

Com o objetivo de colaborar com o enriquecimento profissional de universitários residentes na capital e também melhorar o atendimento nas bibliotecas públicas, a Prefeitura de Teresina assinou o contrato junto com a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e a Universidade Estadual do Piauí para dar oportunidade para alunos do curso de biblioteconomia. Nesta primeira etapa, estão sendo beneficiados 14 estudantes, sendo que no mês de dezembro serão contratados outros 14, que irão ter uma carga horária de 50h.

Atualmente, a gestão municipal mantém sete bibliotecas públicas em funcionamento, elas geram emprego e também oportunidades para aqueles que desejam estudar em um local dotado com a estrutura necessária para se realizar um bom estudo. Anualmente as bibliotecas municipais atendem cerca de 35 mil teresinenses, porém por conta da pandemia esse número vinha caindo, tendo melhorado com as buscas por conta dos concursos públicos e do ENEM.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Ênio Portela, conta que no campo de estágio, o aluno é colocado em situação de aprendizagem por meio da prática profissional cotidiana, que na maioria das vezes, torna-se um desafio, isso considerando que o aluno ainda não possui experiência de trabalho. o presidente reitera ainda que o estágio amplia a formação profissional a partir da vivência, da busca de novos conhecimentos, de novos valores com relação ao trabalho, exigindo do estagiário, além de um bom desempenho técnico de sua área de abrangência, habilidades para solucionar questões do cotidiano e criatividade para inserir novos produtos de informação na biblioteca.

“Essa é uma oportunidade dupla, já que beneficia os estudantes e as bibliotecas, por isso ficamos felizes com esse projeto de incentivo para aqueles que desejam ingressar profissionalmente nas bibliotecas. Esses alunos vão atuar sob supervisão de profissionais que já atuam nesses espaços, por isso estamos cientes de que o projeto tem tudo para dar certo”, conta Ênio Portela.

Uma das beneficiadas com o estágio é a jovem Pétala Medeiros Leite, de 21 anos, aluna do sexto período do curso de biblioteconomia da UESPI, ela conta que o estágio é importante para a sua carreira profissional, já que é na prática que ela e seus colegas conseguiram lograr êxito na carreira escolhida. Ela enfatiza ainda que na prática eles terão a oportunidade de trabalhar o serviço de excelência, garantindo uma melhor experiência aos consulentes.

“É o fazer da teoria construída em sala de aula, é nessa prática que a gente percebe o que se diferencia do que foi ensinado na universidade. Pretendemos analisar o comportamento dos consulentes, acervo, o sistema de maneira geral, para que possamos ter uma análise concreta do fazer, na prática”, conclui Pétala Medeiro.

AS BIBLIOTECAS MUNICIPAIS

Por conta das medidas protetivas tomadas devido ao novo coronavírus, as bibliotecas municipais estão funcionando apenas de segunda a sexta-feira, das 08h às 13h, as mesmas também funcionam com um banco de empréstimo, onde após realizar um cadastro, o consulente pode levar para casa o livro desejado. A lista completa com os endereços das bibliotecas municipais está disponível no link (nossas casas), disponível no site cultura.pmt.pi.gov.br.

Jogo do Poder

Fonte: FMC