Destaques Geral Local Política

Prefeitura de Teresina coloca programa combate ao tabagismo para funcionar de forma presencial

O tabagismo é uma doença crônica e epidêmica que causa dependência física, comportamental e psicológica. Em Teresina, a população que deseja parar de fumar tem acesso gratuitamente ao Programa de Combate ao Tabagismo, que atualmente funciona no bairro Parque Piauí.

O programa de combate ao tabagismo é realizado pelo setor de Serviço Social do Hospital Municipal da Criança, que fica no bairro Parque Piauí e conta com uma equipe multidisciplinar. “O tratamento, que dura cerca de um ano, concilia terapia em grupo e uso de medicamentos”, explica Alba Valéria Batista, coordenadora do programa.

Ao iniciar o tratamento serão realizados quatro encontros semanais no primeiro mês, com objetivo de promover a cessação do tabagismo. Em seguida são realizados dois encontros quinzenais e dez mensais, com objetivo de prevenir recaídas ou tratá-las caso aconteçam para que os pacientes se mantenham sem fumar. As reuniões do programa acontecem às quintas-feiras nos turnos da manhã de 08h às 10h e a tarde de 15h às 17h, de acordo com a disponibilidade do paciente.

Atualmente, cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o planeta são fumantes. Uma em cada dez mortes de adultos está relacionada ao tabaco. Somente no Brasil morrem cerca de 200 mil pessoas por ano por doenças relacionadas ao tabagismo. “O tabagismo é um grave problema de saúde pública. A nicotina do tabaco causa dependência química similar à dependência de drogas como cocaína e é um fator que causa quase 50 diferentes doenças incapacitantes e fatais. Os malefícios do cigarro não são apenas individuais, mas também coletivos”, afirmou Alba Valéria Batista.

Os interessados em ingressar no tratamento devem procurar a sala do serviço social do Hospital Municipal da Criança, que funciona de segunda a sexta das 07h às 18h. Eles podem ainda entrar em contato por telefone pelo número 3220-4747 ou 3220-5939.

Jogo do Poder

Fonte: FMS