Destaques Geral Local Política

Audiência pública vai discutir Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável

A Prefeitura de Teresina, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), realizará no próximo dia 29, quarta-feira, a partir das 10 horas, uma audiência pública sobre o Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável de Teresina (PDMUS). A audiência, que será realizada de forma híbrida, acontecerá na Câmara Municipal de Teresina (CMT), com transmissão via yotube pelo canal da CMT.

Na ocasião, será apresentado à população o Diagnóstico da Mobilidade Urbana de Teresina com os resultados das pesquisas e levantamentos de campo realizados e que retrataram um panorama das principais características e dos problemas relacionados aos deslocamentos pela cidade.

O Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável de Teresina (PDMUS) está sendo desenvolvido, por meio da Strans e será o principal instrumento de planejamento dos sistemas de circulação e transporte de Teresina pelos próximos anos, contendo objetivos, metas e ações estratégicas relacionadas à mobilidade urbana, a curto, médio e longo prazo (5, 10 e 20 anos).

A arquiteta da Strans, Lívia Macêdo, explica que o Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável abrangerá todo o município de Teresina, zona urbana e rural, considerando a inserção da cidade na Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) da Grande Teresina. Diferentemente das abordagens tradicionais de planejamento de transporte, considerando os aspectos da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que prioriza os modos de transporte não motorizados e o transporte público, viabilizando um modelo de desenvolvimento urbano sustentável nos aspectos econômico, ambiental e social.

“O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Teresina levará em conta a mobilidade e acessibilidade de todos os grupos populacionais, especialmente os de menor renda, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, idosos e mulheres, desenvolvendo uma cidade mais justa e acessível”, destaca a arquiteta da Strans, Lívia Macêdo.
A participação é aberta à sociedade civil, representantes de entidades, sindicatos, usuários dos transportes, estudantes, empresários, membros de órgãos públicos, população em geral.

Os interessados podem acessar o seguinte link: https://youtu.be/D4o9VklBMHw.

Jogo do Poder

Fonte: Semcom