Geral Municipios Política

Prefeitura de Caxias realiza entrega de 178 títulos de propriedade aos moradores da Vila São José

A Prefeitura Municipal de Caxias na manhã desta sexta-feira (5), entregou 178 títulos de propriedade aos moradores da Vila São José. Em solenidade no auditório da Prefeitura Municipal, que reuniu secretários municipais, vereadores, sociedade civil e os moradores da Vila São José, a gestão municipal lembrou da importância da concessão dos títulos de propriedade às famílias de mais uma comunidade.

Os moradores da Vila São José comemoraram a realização de serem agora os verdadeiros proprietários de suas casas. Antes do trabalho de intervenção da Prefeitura na comunidade, o bairro era chamado de “inferninho”. Graças ao trabalho de revitalização e calçamento de todas as ruas, pinturas das residências, reforma da escola e ginásio de esporte, reativação de equipamentos da assistência social, revitalização da iluminação, e agora com a regularização fundiária, os moradores estão muito felizes com a mudança radical que o bairro passou.

“É um sonho realizado, porque ter o documento da nossa casa é uma garantia do que é nosso. É muito importante esse trabalho, Caxias tem muita gente que não tem o documento de sua moradia. Eu só tenho a agradecer”, disse Divino Wellington, morador da Vila São José.

“Eu só tenho a agradecer ao prefeito, porque se fosse para a gente tirar o documento, teríamos que gastar muito dinheiro. Aqui nós não pagamos nada, foi tudo de graça. Eu agradeço demais por terem dado a oportunidade de realizar esse sonho”, afirma dona Maria de Jesus, moradora da Vila São José.

“É gratificante, porque até o momento eu não tinha a regularização, eu só tinha o comprovante de compra e venda. Nenhum governante teve essa atitude. Agora todos estão com seus documentos”, reforça Maria de Lurdes, moradora da Vila São José.

Caxias é uma referência na regularização fundiária, tendo recebido menção elogiosa da Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Maranhão. O município faz parte do projeto da corregedoria que está expandindo o trabalho de regularização para todo o Estado.

“É uma honra muito grande. Estamos concretizando um sonho. A equipe da Regularização Fundiária está realizando a entrega dos títulos. São 178 famílias que vão ser beneficiadas. O bairro está completamente regular, o que significa que tem um projeto urbanístico. A gente traz tanto o título, quanto dignidade para o morador”, destaca Ronyara Pimentel, coordenadora da Regularização Fundiária.

“Hoje com a regularização fundiária nós temos trabalhado bastante. Esse não é o primeiro bairro que recebe esse trabalho, já fizemos em vários outros, começando pela Vila Esperança. Amanhã teremos o início da regularização em outro bairro da cidade, mostrando que a Prefeitura tem o compromisso de trabalhar para a população”, afirma Amanda Gentil, secretária municipal de Governo.

“Hoje as pessoas estão recebendo estes títulos do município, agora são donos de suas casas. Eu ouvi relatos de pessoas que diziam que tinham medo de viajar devido à insegurança de perder a casa, e que agora estão seguros por serem os verdadeiros proprietários. O compromisso da nossa gestão é realizar esse trabalho em todo o município”, destaca Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

A Regularização fundiária já passou pelas comunidades: Vila esperança, Vila São José, Luiza Queiroz, Nova Caxias e Cohab. Neste sábado (6), a entrega vai acontecer no bairro José Castro, proporcionando aos caxienses a possibilidade de terem seus títulos de forma gratuita para todas as famílias que se enquadram no perfil social.

Fonte: PMC