Geral Municipios Política

Prefeitura de Caxias (MA) abre oficialmente a Campanha Outubro Rosa

Na noite da última sexta-feira (1), a Prefeitura de Caxias, através da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a casa de colhimento de pessoas em tratamento de câncer, os Amigos na Luta Contra o Câncer (ANLUCC), realizou a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama.

Este ano a campanha tem como tema “A prevenção está em suas mãos!”, e terá uma programação voltada a promoção de saúde da mulher, tanto na zona urbana quanto na rural de Caxias. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e praças do município serão transformadas em ambientes de orientação e prevenção contra o câncer.

Andreia Almeida, coordenadora de Saúde da Mulher, falou sobre as ações que serão desenvolvidas durante o mês de outubro. “Será uma programação muito extensa , o mês de outubro será destinado a mulher caxiense, para que ela faça a prevenção de saúde. Elas poderão buscar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município para fazer seu exame citológico. As mulheres na faixa etária dos 50 anos ou que tenham algum parentesco de primeiro grau com histórico de câncer mama, poderão procurar o exame de mamografia, além disso ela será avaliada por um profissional de saúde, vai ter acesso aos exames necessários pois o município estará disponibilizando esses exames para todas as mulheres caxienses”, detalhou.

Elisa Torres, secretária adjunta de Políticas para Mulheres, também falou sobre as atividades desenvolvidas no município. “É uma campanha da Secretaria da Mulher, juntamente com a Secretaria de Saúde, de conscientização das mulheres para prevenção da saúde. A campanha será intensificada nas praças, onde estarão médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e vários outros profissionais. A ideia é sensibilizar as mulheres sobre o câncer”, explicou.

Para a presidente da ANLUCC, Dirce Maria, a campanha é muito importante para busca de melhorias para a casa de acolhimento.  “A campanha Outubro Rosa é o mês de prevenção e orientação, mas também é um mês que ajuda muito a ANLUCC nessa busca,  já que é uma casa de apoio e recebemos pessoas não só de Caxias, mas outras cidades também. A campanha ajuda muito e eu só tenho a agradecer”, disse.

Muitas mulheres que lutam contra o câncer também estiveram presentes no lançamento da campanha Outubro Rosa. Lúcia Maria, que foi acometida pelo câncer de mama e ainda está em tratamento, mas já em fase de recuperação, ressaltou a importância do apoio durante os momentos difíceis. “O câncer que eu tinha era o câncer de mama e quando eu descobri eu fiquei sem chão, como toda mulher, mas eu tive muito apoio, tive um companheiro do meu lado para todos os momentos difíceis”, disse.

“Não abandone a sua companheira por nada nesse mundo. Que os homens também se cuidem e as mulheres não tenham vergonha de fazer o exame de toque e de se consultar”, disse Chiquinho do Violão, companheiro de Lúcia Maria.

Vereadores do legislativo municipal estiveram presentes. Para Cinthya Lucena, o momento é muito importante para as mulheres. “Hoje, estamos dando abertura a essa campanha tão importante para as mulheres e o prefeito está nos ajudando, já fiz o requerimento junto a Secretaria do Estado da Mulher e me garantiram que a Carreta da Mulher virá para Caxias na segunda quinzena de outubro e só quem ganha são as mulheres caxienses. Nós vamos ter mamografias, ultrassonografia, vários serviços voltados para as mulheres”, conta a vereadora Cynthia Lucena.

A abertura também contou com a presença do Prefeito Fábio Gentil e Amanda Gentil. Ambos destacaram a importância do diagnóstico precoce. “Nós temos que entender que dá o primeiro passo hoje é mais importante do que descobrir algo pior no futuro, por isso que essa é uma campanha de conscientização, não só para mulheres, mas para toda sociedade, para manter o exames em dia e todas elas tenham acesso a saúde de qualidade dentro da cidade de Caxias”, disse.

“A prevenção é o caminho, a Prefeitura de Caxias inicia o Outubro Rosa fazendo essa campanha de conscientização. É necessário que além dessa campanha e todo os instrumentos que a prefeitura utiliza no combate, que a população entenda, principalmente as mulheres, da importância dos exames e da mamografia possam fazer o autoexame para que dessa forma entendam caso encontrem um possível nódulo e consequentemente se for descoberto no início é certeza de uma regressão e da cura”, frisou Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

Jogo do Poder
Fonte: PMC