Destaques Geral Municipios Política

Prefeitura de Caxias – Jovens participam de curso e recebem tablets da Plan e COMUJ

Uma parceria entre a Coordenação Municipal da Juventude de Caxias (MA) e a Plan International resultou em conhecimentos que vão ajudar adolescentes a lidar melhor com as finanças pessoais. O curso on-line foi oferecido durante a pandemia e coube a Coordenação Municipal da Juventude (COMUJ), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, realizar a mobilização para que todos pudessem integrar ao curso.

Nesta sexta-feira (17), dois participantes receberam mimos pra lá de interessantes. Dois tablets foram entregues aos jovens Kaison e Deison que fizeram parte do Projeto Social Guarda Mirim da Guarda Municipal de Caxias (MA), e participaram junto com outros jovens de Caxias do curso on-line “Educação Financeira e Habilidades para a vida” ofertado pela Plan International, em parceria com a COMUJ. No ato do recebimento, os adolescentes estiveram acompanhados das mães e de guardas municipais, que representaram a corporação.

“Eu acho muito importante esse curso, porque ensina sobre finanças e na escola não abordam esses assuntos. Eu achei interessante meu filho participar, pois a criança passa a ter mais responsabilidade”, reforça Edivane Fidelis, mãe de Kaison.

“O curso foi muito bom, e eu aprendi muitas coisas e acho que poderia ser abordado nas escolas esses assuntos. Eu gostei muito de ganhar este presente”, frisa Kaison Hudson, aluno da Guarda Mirim.

“É muito importante a participação do meu filho neste curso. Estou feliz por ele ter ganhado um tablete”, disse Elisângela Loura, mãe de Deison.

“É a primeira vez que eu tenho contato com esse curso, eu gostei muito. E gostei muito desse presente”, frisa Deison da Conceição, aluno da Guarda Mirim.

“Esse curso é feito em parceria com a Plan. Nós já estamos na terceira turma e nossos alunos foram contemplados, na semana passada com outros tipos de brindes, tanto meninos, quanto meninas”, afirma Kátia Braga, coordenadora municipal da Juventude.

“Esse curso faz parte do Projeto Geração, que é sobre educar os meninos nas habilidades financeiras. O curso dura uma semana, é on-line e gratuito, onde aprendem a importância de poupar dinheiro desde bem cedo”, lembra Taciana Cardoso, educadora social da Plan International.

Atualmente 158 crianças integram ao Projeto Guarda Mirim, que trabalha a prevenção à violência ao levar cidadania aos jovens em comunidades carentes da cidade de Caxias.

“O Projeto Guarda Mirim foi idealizado a partir do momento em que a gente percebeu que a criança poderia ser prevenida para não entrar no mundo do crime ou das drogas, fizemos um acompanhamento nas escolas e demos uma parada por conta da pandemia, mas percebemos que essa ação precisa continuar”, lembra Leonardo de Sousa, guarda municipal.

Fonte: PMC