Geral Municipios Política

Prefeitura de Caxias inaugura Escola Sinhá Castelo no Povoado Engenho D’água e anuncia a construção de mais 16 unidades

Um sonho da população do Engenho D’água se transformou em realidade, a construção da Escola Sinhá Castelo, feita pela gestão municipal. É uma realização para a aluna Jaiane Vitória, que sonha em ser médica.

“A antiga escola era muito ruim, às vezes chegava a cair telha. Eu fiquei muito feliz. Aqui é melhor e vai dar para a gente aprender mais ainda. Eu estou estudando para ser médica, porque minha tia, que é médica, ajudou muito minha família durante a covid-19”, destaca Jaiane Vitória, aluna.

A mãe de Jaiane, Jessiane da Costa, e outras mães também agradecem pela conquista coletiva. “Eu sou moradora desta comunidade, portanto receber uma escola dessa é uma gratificação muito grande, pois incentiva os alunos a estudar mais, é uma escola digna e os professores são maravilhosos”, destaca Jessiane da Costa, mãe de Jaiane.

“Eu tenho duas filhas, uma no 5º e a outra no 9º ano. É um presente para a comunidade, era um sonho da minha filha ter uma escola como essa. Uma finaliza o 9º ano agora, nem vai poder contemplar tanto, ela disse que deu vontade até de reprovar para continuar na escola”, ressalta Marilene dos Santos, mãe de dois alunos.

A gestão escolar e os professores ficaram deslumbrados com a estrutura. São 8 salas de aulas, com laboratório de informática, ciências, sala de AEE, sala de leitura e auditório.

“É uma alegria, porque a comunidade necessitava de uma escola com um suporte que nós estamos recebemos agora e com salas climatizadas. Tudo isso contribui para a aprendizagem dos alunos”, frisa Núbia Alves, professora.

“Na realidade as conquistas são infinitas, quando consideramos as nossas antigas instalações. As nossas antigas salas de aulas eram muito pequenas, quando um professor falava em uma sala, interferia em outra sala, ou seja, a dinâmica das aulas acabava sendo comprometida. Agora temos uma escola de qualidade, escola ampla, salas individuais para cada turma, climatizadores, recursos audivisuais e sala de informática. Esta conquista é para toda a comunidade”, reforça Luís Segundo, professor.

“Esta nova estrutura só veio somar com os nossos alunos, com a nossa comunidade, e hoje nosso sonho está se realizando. Deus tem agido muito em nossas vidas. Nós estamos felizes com o nosso IDEB 5.7, nós ultrapassamos a meta da zona rural. Estamos com o novo projeto da Educação Integral que está para iniciar este ano, com português e matemática, no próximo ano vamos entrar com as disciplinas eletivas, é um sonho que estamos concretizando”, afirma Marisa Ferreira, gestora escolar.

“Todos são merecedores. Hoje queremos agradecer e parabenizar a todos. Foram mais de 20 anos que essa população esperou, os presidentes de associações lutaram para que isto acontecesse. Nós precisamos de uma credibilidade, e a educação precisa ser prioridade. Nós queremos agradecer aos nossos companheiros professores e que possamos caminhar e avançar cada vez mais”, afirma Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

Ao lado do vice-governador, Carlos Brandão, e da Secretaria de Governo Amanda Gentil, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, destacou que a gestão investiu mais de R$ 1.300.000 (um milhão e trezentos mil reais) dotando a escola com a mesma estrutura de uma construída na zona urbana, e no padrão do Ministério da Educação. Na ocasião o prefeito anunciou a construção de mais 16 escolas.

“Estamos trazendo uma escola de qualidade, mostrando para o vice-governador, que Caxias trabalha cada vez mais na educação, na saúde e na cultura. Para mostrar o compromisso com a educação, nesse dia 15 de outubro, a Prefeitura de Caxias concedeu um abono salarial aos professores”, frisa Amanda Gentil, secretária municipal de Governo.

“Eu só tenho a parabenizar o prefeito Fábio Gentil, por dar aos alunos um ensino de qualidade. O prefeito tem sido um grande parceiro do Governo do Estado. Quero parabenizá-lo, porque quando se entrega uma escola, se entrega a esperança de que as vidas sejam transformadas”, destaca Carlos Brandão, vice-governador.

“A Prefeitura Municipal de Caxias parabeniza e gratifica todos os professores, isso mostra o compromisso que nós temos com a população caxiense. Eu tenho certeza que a parceria do Governo do Estado com o município, só vai engrandecer ainda mais a nossa a cidade. Estamos anunciando a construção de mais 16 escolas no município de Caxias”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Fonte: PMC