Prefeitura de Caxias e IFMA realizam aula inaugural do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis
A Prefeitura de Caxias e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA -Campus Caxias) realizaram aula inaugural do Curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, nessa terça-feira (22), na U.I. Vespasiano Ramos.
O curso está sendo ofertado no âmbito do Programa Qualifica Mais EnergIF, em parceria com as secretarias municipais de Políticas para as Mulheres (SMPM) e Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).
As secretárias da SMPM e SMADS, Dra. Márcia Marinho e Ana Lúcia Ximenes, respectivamente, destacaram a importância dessa parceria para o fortalecimento da educação e da empregabilidade na cidade. Também participaram da solenidade, o Williams Maranhão Assunção, secretário municipal de Indústria e Comércio; Luis Moraes, servidor do IFMA Campus Caxias (MA); Expedito Júnior, coordenador da UAB Caxias (MA) e o vereador Darlan, representando a Câmara Municipal.
Ao todo, quarenta estudantes foram selecionados. Robert Oliveira, graduado em Administração e pós-graduado em Gestão Comercial ministrou a aula magna com o tema “O novo mercado de energia solar: o que nos espera.”
O Programa vai ofertar 200 vagas no curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, com formação de cinco turmas com 40 alunos cada ao longo deste ano.
É uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), que foca em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como na ampliação da oferta de cursos por suas unidades. Entre suas vertentes de apoio, constam a aquisição de equipamentos de infraestrutura, para geração de energia elétrica por fontes renováveis e a implementação de cursos para formação de profissionais na área.
Na oferta local, o IFMA conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Políticas para Mulheres (SMPM); de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT); de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS); e de Indústria e Comércio (SMIC). No âmbito institucional, o parceiro é o Centro de Referência Tecnológica (Certec).
Fonte: PMC