Destaques Geral Local Política

Prefeito Dr. Pessoa vai avaliar metas da gestão dos primeiros 100 dias, no meio e no fim do ano

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), adiantou para este Portal Jogo do Poder, na manhã deste sábado (03), que até o dia 15 deste mês se reúne com o seu secretariado para avaliar seus primeiros três meses frente à gestão municipal. Segundo ele, balanços da sua administração em cada pasta serão realizados nos 100 primeiros dias, no meio e no fim de ano, para detectar pontos positivos e o que precisa ser melhorado em prol da população do município de Teresina.

Até a próxima semana, a Câmara Municipal de Teresina receberá de Dr. Pessoa algumas mudanças no orgonagrama administrativo, que incluem alguns setores, como na Coordenadoria Municipal de Comunicação, que passará a fazer parte da Secretaria Municipal de Finanças, que tem o vice-prefeito Robert Rios (PSB) no comando. Lucas Pereira continuará administrando a Coordenadoria.

Outra medida que estava prevista era em relação à Secretaria Municipal de Juventude (Semjuv), que seria transformada em Coordenadoria sob a alçada da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. Mas na manhã deste sábado, de acordo com portal GP1, o prefeito Dr. Pessoa havia decidido não fazer essa mudança. A pasta da Juventude continuará como secretaria sob o comando do advogado João Duarte.

A transformação da Semjuv em Coordenadoria seria para possibilitar a criação da Secretaria Municipal de Agropecuária e Produção, já que lei federal proíbe, neste período de pandemia, a criação de órgãos que gerem despesas. Mas a informação dá conta de que a criação dessa secretaria será realmente proposta junto à Câmara Municipal, utilizando estrutura já existente na Prefeitura, com remanejamento de servidores de outras pastas.

Outra mudança prevista era no tocante à Guarda Municipal, que passaria a ser vinculada à Secretaria Municipal de Defesa Civil. Mas o prefeito Dr. Pessoa decidiu recuar dessa decisão, depois de ouvir servidores do órgão. Ela continuará vinculada à Secretaria Municipal de Governo e atrelada à Coordenadoria Municipal de Segurança Pública Social e Patrimonial, que tem como coordenador o coronel Nixon Frota, ex-comandante do 25º Batalhão de Caçadores.

Redação