Geral Local Política

Pré-candidata do PSOL denuncia omissão do PSDB sobre meio ambiente em Teresina

A pré-candidata do PSOL a prefeita de Teresina, Lucineide Barros, critica a condução dada pela gestão do PSDB quando o assunto é meio ambiente. “A gestão do PSDB foi omissa com relação aos rios da capital. Temos momentos de visibilidade do rio pela vazante, que é o momento das secas, ou temos pelos aguapés. Não podemos continuar tendo esse tipo de relação com os rio”, enfatizou.

Teresina é considerada uma cidade mesopotâmica, uma vez que é banhada por dois rios: o Parnaíba e o Poti. Mas, segundo ambientalistas, esses recursos naturais estão em situação crítica, principalmente porque a cidade não dispõe de uma política pública ou de projeto que resolva o problema da falta de saneamento básico e de esgotamento sanitário. A cobertura de esgotamento chega a apenas 30% da capital. A grande maioria dos esgotos escoa nos dois rios.

De acordo com Lucineide Barros, essa relação com os rios precisa ser de preservação e compreendendo que trazem melhorias. “”Precisamos investir no processo educacional arrojado que faça com que as gerações compreendam a importância do meio ambiente”, afirmou.

Na manhã desta quarta-feira (23), ela participou de ato público contra as queimadas das florestas Pantanal e Amazônia.

“Denunciamos o desmatamento e as queimadas. Estamos em uma situação em que nossas florestas viram cinza. Essa não é uma questão apenas da região de florestas. É de toda a sociedade do planeta. Estamos dizendo através desse momento da eleição que é possível conservar o meio ambiente. Nosso programa tem um conjunto de ações voltadas para o meio ambiente. Precisamos preservar os rios, fortalecer o comitê de bacias, com a participação da sociedade civil, mas ações de reflorestamento, de arborização, tratamento de esgotos. Não é possível que a maior parte do esgoto seja depositada nos rios”, ressaltou.

Redação