O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue como o pré-candidato com maior potencial de voto e menor rejeição para as eleições presidenciais de 2022, segundo pesquisa PoderData realizada nesta semana (22-24.nov.2021).
O levantamento também captou movimento favorável ao ex-ministro Sergio Moro (Podemos) no último mês: o ex-juiz da Lava Jato teve queda na rejeição e aumentou a taxa de eleitores que o consideram como único candidato possível.
Hoje, 38% dizem ter Lula como única opção de voto para presidente em 2022, uma vantagem de 11 pontos para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), 2º colocado com 27%; Moro fica em 3º lugar, com 14%.
Na pergunta sobre potencial de voto, o PoderData questiona o entrevistado a respeito de sua posição sobre cada pré-candidato: se ele é o único em que votaria, se poderia votar nele ou se não votaria nele de jeito nenhum. Trata-se de uma métrica diferente da intenção de voto –e seria errado comparar as respostas para “é o único em quem votaria” com as que são apuradas na pergunta sobre quem o eleitor vai escolher a partir de uma lista de nomes. A pergunta sobre potencial de voto é feita de maneira individual, uma para cada candidato.
A pesquisa PoderData foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 2.500 entrevistas em 459 municípios nas 27 unidades da Federação de 22 a 24 de novembro de 2021. A divulgação do levantamento é realizada em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.
Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.
REJEIÇÃO
Uma fatia de 42% diz que não votaria em Lula “de jeito nenhum”. É o único nome rejeitado por menos da metade do eleitorado. Bolsonaro, Moro, Ciro Gomes, João Doria e Eduardo Leite ficam na faixa de 56% a 58%.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem a rejeição mais alta, em 70%. Isso é explicado, em parte, porque ele é o político menos conhecido nacionalmente entre todos os nomes testados –segundo o PoderData, 51% dos brasileiros só o conhecia “de ouvir falar” em setembro de 2021. O eleitor tende a rejeitar mais facilmente candidatos que não conhece.
A rejeição a Sergio Moro caiu para 56% no último mês (-5 p.p.).
CANDIDATOS COMO OPÇÃO ÚNICA
Lula tem o maior percentual de eleitores que o têm como única opção: 38%. Fica 11 pontos percentuais à frente de Bolsonaro, o 2º colocado nesse quesito.
ANÁLISE
Os números de potencial de voto sugerem um grid com 3 fileiras:
- Lula – potencial de voto (soma das respostas “é o único em quem votaria” e “poderia votar nele”) de 55%;
- 2ª fileira – Jair Bolsonaro (40%), Sergio Moro (39%), Ciro Gomes (38%) e João Doria (36%). Bolsonaro tem percentual maior de eleitores que o aponta como única opção, enquanto Moro, Ciro e Doria mostram mais espaço para crescimento;
- 3ª fileira – candidaturas que, até aqui, não engrenaram. Nesta rodada, o PoderData testou Rodrigo Pacheco (21%) e Eduardo Leite (23%)
Se os cenários de 1º turno indicam a escolha do eleitor ao se deparar com uma lista de nomes, o potencial de votos mostra o cenário particular de cada candidato. Lula tem um universo maior do que os concorrentes: ampla base convicta e algum espaço para crescer.
No momento, Bolsonaro é o 2º candidato mais bem posicionado nas intenções de voto. Mas os números mostram que os nomes de Ciro, Moro e Doria estão no radar de parcela relevante do eleitorado. No potencial de votos, o que se vê é uma situação de nivelamento.
Para os candidatos da chamada 3ª via, tomar a vaga de Bolsonaro no 2º turno significa converter eleitores possíveis em eleitores de fato. Os números favoráveis a Moro neste último mês o colocam como possível ameaça.
DORIA X LEITE
O governador de São Paulo pontua melhor no potencial de voto (soma das respostas “é o único que votaria” e “poderia votar nele”), em comparação a seu concorrente nas prévias do PSDB. Leia mais aqui.
PODERDATA
Leia mais sobre a pesquisa:
- Moro é o candidato mais competitivo contra Lula no 2º turno; leia os cenários;
- Lula pontua de 34% a 36% e Bolsonaro tem de 27% a 29%;
- João Doria perde para Lula por 23 pontos no 2º turno; Leite, por 30;
- Bolsonaro se sai melhor entre homens e no Norte; leia estratificação;
- Lula se sai melhor entre mulheres e no Nordeste; leia estratificação;
- Lula pontua de 53% a 55% entre os que consideram Bolsonaro ruim ou péssimo;
- PoderData: Bolsonaro é bom ou ótimo para 22% e ruim ou péssimo para 57%.
Fonte: Poder 360