Geral Local Política

PMT firma parceria com a Funaci para execução de serviços de alta e média complexidade em assistência social

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), firmou parceria, nessa terça-feira (27), com a Fundação Padre Antônio Dante Civiero (Funaci). A solenidade de lançamento do Termo de Colaboração dos serviços foi realizada no auditório da sede da Funaci, localizada no bairro Socopo, zona Leste da capital.

Com a parceria, a Semcaspi e a Funaci passam a executar os serviços nos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e nos serviços de Proteção Social Especial, tanto de média quanto de alta complexidade. São oferecidos serviços de média complexidade: na Casa do Caminho e no Centro Pop; já de alta complexidade, na Unidade de Acolhimento Casa de Punaré.

Segundo Eliana Lago, secretária da Semcaspi, o objetivo da parceria entre a Semcaspi e a Funaci é fortalecer e reestruturar os serviços de assistência social prestados na capital.

“A proposta é fortalecer todos os serviços, que são dever do município. Ao longo dos anos, o que a gente tem observado é que muitos serviços da assistência social não eram prestados pelo município. Na gestão do prefeito Doutor Pessoa, sinto-me focada em tentar resolver os problemas que a assistência social vem enfrentando. No momento, o Município não pode realizar todos os serviços, pois isto necessita de recursos humanos ,o que já mostra a necessidade de concursos públicos, mas vamos dar passos curtos e seguros, para que a gente consiga com as parcerias realizar um grande sonho, que é diminuir e minimizar as desigualdades sociais que vivenciamos”, esclareceu Eliana Lago.

De acordo com Paulo Cruz, presidente da Funaci, esta parceria é inovadora, principalmente, no que se refere ao serviço de alta complexidade, que é aquela que garante a proteção integral para famílias e indivíduos que se encontram em situação de violação de direitos.

“A Funaci e a Semcaspi têm uma história de parceria longa, mas neste sentido que estamos fechando é algo inovador. Nós já trabalhamos com a infância, a adolescência, até os idosos. Com esta parceria, nós vamos cuidar de pessoas agora bem mais especiais ainda, que estão muito a margem da sociedade e em vulnerabilidade social. É uma parceria que já está dando certo!”, pontuou. Até porque estamos trabalhando juntos com a Semcaspi e com outros parceiros.

FORTALECER E EMPODERAR

Para José Roberto Silva, coordenador-geral da Assistência Social da Funaci, a proposta do termo de colaboração firmado entre a Semcaspi e Funaci possibilitará melhorias no atendimento e na assistência à população que está em situação de vulnerabilidade social.

“Esta parceria gera uma maior responsabilidade frente a esta gestão pública e á própria sociedade. A ideia é que juntos possamos fortalecer as políticas de assistência social e fomentar a política de empoderamento e fortalecimento das famílias e dos próprios usuários destes serviços, buscando minimizar as desigualdades sociais e promovendo a dignidade a esta população”, ressaltou.

A Semcaspi vem inovando. A Assistência Social em quadrinhos e o georreferenciamento dos serviços é uma novidade que vem agradando ao público. Eliana Lago acredita que ,aos poucos, muitos serviços trarão beneficio para a população, enfatizando que, sem a participação popular, o elo se rompe. (Com Semcom)

Jogo do Poder