Destaques Geral Local Política

PMT disponibiliza relatório de demandas da população para elaboração do Plano Plurianual (2022-2025)

A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Planejamento, disponibilizou relatório referente ao projeto Teresinense Participativo, que teve como objetivo auxiliar a construção do Plano Plurianual (2022-2025). Foram 2.928 propostas recebidas, divididas entre os eixos de Segurança e Saúde; Mobilidade; Educação; Meio Ambiente e Governo; e Economia.

“O Teresinense Participativo foi criado para encurtar a distância e facilitar o diálogo com a nossa população, aumentando a participação dentro da gestão. O planejamento geral de propostas foi segmentado em 5 eixos de maior relevância”, explica Kárita Allen, secretária executiva responsável pela estruturação.

Para facilitar a compreensão do relatório, a Semplan disponibilizou uma aba explicativa no site institucional com detalhamento das propostas e demandas da população. Para consultar, acesse: https://semplan.pmt.pi.gov.br/teresinense-participativo/.

“A marca do nosso Prefeito Dr Pessoa é a relação direta com a população. O PPA nos proporciona um planejamento que se adéqua às necessidades do município e isso torna as ações mais assertivas”, explicou João Henrique Sousa, Secretário Municipal de Planejamento.

Dentre as propostas recebidas através do site Teresinense Participativo os eixos que mais tiveram destaque foram Segurança e saúde (31,63%), Mobilidade (30,23%) e Educação (24,59%). As demandas vão desde o fortalecimento da segurança urbana à programas de pós-graduação para professores da rede municipal de Teresina.

Plano PluriAnual (PPA)

O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento legal de planejamento de médio prazo que por meio de diretrizes governamentais estabelecem programas, ações, objetivos e metas a serem alcançadas na cidade de Teresina no período de quatro anos, sua elaboração está prevista na constituição Federal de 1988 (art.165, § 1ªº).

Tem como principal objetivo definir um norte para que seja possível realizar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) que tem como meta promover o bem-estar social da população.

Jogo do Poder

Fonte: PMT