Geral Local manchetes Política

PMT ameaça passar trator para desapropriar famílias na zona Norte; Dr. Pessoa quer aeroporto em outro local

Moradores da Vila Campo Maior, zona Norte de Teresina, se reuniram, na noite desse sábado (31), com o candidato a prefeito pelo MDB, Dr. Pessoa, que estava acompanhado do candidato a vereador Joaquim do Arroz (MDB). Os moradores denunciaram que fiscais da Prefeitura de Teresina estão ameaçando passar trator para derrubar as casas para que seja feita a reforma do aeroporto da capital, que fica nas proximidades. Dr. Pessoa disse que não é contra o “remendo”, mas que as famílias permaneçam no local. Ele disse que vai trabalhar para a construção de novo aeroporto em uma área mais apropriada.

“Se chegarmos à prefeitura, não vamos remover essas pessoas, vamos dialogar e ver o melhor caminho. Tudo bem que o aeroporto seja ampliado, mas não podem invadir essa área onde tem famílias que moram aqui há 20, 30 e até 50 anos”, pontuou Dr. Pessoa.

Segundo Joaquim do Arroz, a prefeitura quer despejar as famílias de qualquer forma, sem nenhum critério social. “Existem senhoras com mais de 60 anos sendo ameaçadas de serem retiradas de suas casas que moraram a vida toda para viver em apartamento pequeno. O pior é a ameaça de que se não saírem um trator derrubará as casas. Queremos dialogar com esse povo e olhar para cada caso com sensibilidade”, disse.

De acordo com Francisco Alves, morador da região, a prefeitura pretende deslocá-los para a Santa Maria da Codipi, o que vai prejudicar muitos. “Moramos aqui há muito tempo e para onde querem nos enviar não tem uma infraestrutura adequada, as crianças serão prejudicadas por causa da escola, as pessoas terão mais dificuldade de chegar nos seus empregos, os idosos terão dificuldade de deslocamento, pois o prédio não possui elevador. Acredito que com mais diálogo com o novo prefeito que for eleito poderemos ter a resposta que todos nós queremos”, disse.

Dr. Pessoa participou caminhada/ minicarreata do candidato a vereador Joaquim do Arroz (MDB), no Parque Alvorada. Esteve também em visita ao Mercado do Peixe e em caminhada pelo Dirceu. Até o final da noite, ele participou de reuniões com lideranças e apoiadores do bairros São Pedro, Alegria e Buenos Aires, acompanhado dos candidatos a vereador Mariana (PSB), Jeová Alencar (MDB) e Zé Nito (MDB).

De acordo com a agenda de D. Pessoa, neste domingo (1º), ele visitou o Mercado do Planalto Uruguai e participa de reuniões no bairro Cidade Nova, na zona rural e zona Sudeste de Teresina.

Redação